WebNet

WebNet

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Seminário Define que a CODEVASF e Exército Brasileiro Atuarão na Recuperação da Bacia Hidrográfica do Itapecuru

Prefeito Fábio Gentil trouxe o seminário à 
Caxias por meio do Senador Roberto Rocha. 


Caxias/MA sediou na última sexta-feira (07) o “III Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”. Realizado pelo Instituto Cidade Solidária e o senador Roberto Rocha (PSB), o evento que aconteceu no auditório do Colégio São José, no Centro de Caxias, é apoiado pela Prefeitura Municipal e tem como co-realizador o Movimento Ensinando e Aprendendo (MEA).

Participaram da solenidade de abertura, dentre outras autoridades, o senador Roberto Rocha; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o vice-prefeito, Paulo Marinho Jr.; representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (CODEVASF); Exército Brasileiro; componentes do Instituto Cidade Solidária; prefeitos da região e Caixa Econômica.


A Caixa está através da superintendência regional e a gerência executiva, governo e habitação a disposição de todos para participar ativamente na implantação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e a qualidade de vida da população maranhense”, disse Regina Célia, representante da Caixa Econômica.

Nós estamos vendo ações concretas no sentido de resolver um problema que vem se arrastando há bastante tempo. O Rio Itapecuru é um dos rios mais importantes do Maranhão”, disse o Des. Arthur Almada Lima Filho, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.

Hoje, graças a esse evento com as pessoas que têm as condições de nos dá a orientação e as soluções para esses problemas da conservação da nossa natureza, o senador nos permite ter contato com eles. Há muitos anos nós não temos um evento como esse em nossa cidade onde a gente discute algo concreto. A CODEVASF já vem atuando em Caxias”, ressaltou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias-MA.


Um dos objetivos do Seminário foi compartilhar com os caxienses e moradores da região leste informações sobre a importância da recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecurú. A inscrição foi 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram distribuídos para a Fazenda da Esperança.

O evento é considerado um dos mais relevantes sobre as questões ambientais no Maranhão por conscientizar a sociedade sobre os problemas de poluição, seca e assoreamento. Todos os membros receberão certificados de participação. As duas últimas edições aconteceram em São Luís e Pedreiras nos meses de março e maio deste ano, respectivamente.

Durante o evento, foi discutido e anunciado o planejamento da CODEVASF para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru, além de uma mesa redonda sobre a “Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas para sua Revitalização”.


A revitalização passou a ser tema dentro da CODEVASF desde 2006. Como sabido, a CODEVASF só atuava na Bacia do São Francisco. No ano de 2000 passou para a Bacia do Parnaíba, e em 2010, passou a atuar nas Bacias dos rios Itapecuru e Mearim. Ou seja, é a caçula da CODEVASF a 8ª superintendência. A CODEVASF atua no Maranhão, em 60% dos municípios. Ao todo, são 147 municípios na área de abrangência. Nós temos investimentos em esgotamento sanitário na ordem de R$ 100 milhões de reais, distribuímos mais de 3 mil quites de irrigação, apoio a apicultura e capacitação de jovens. O tema proposto aqui é o de maior desafio e compromisso com a sociedade do Maranhão”, explicou Inaldo Guerra, rep. da CODEVASF-MA.

Aqui nós estamos tendo ações concretas, vejo uma ação com mais rumo e com mais direção porque acho que as medidas certas foram tomadas. Foram convocados os prefeitos onde existem os rios mais importantes do Maranhão para discutir o assunto”, pontuou Catulé, presidente da Câmara Municipal.

Nós estamos com inúmeras ações em curso. Algumas emendas minhas foram liberadas e já destinamos ao governo do Estado através da UEMA; compramos máquinas mostrando que nós separamos política partidária de política pública. Eu estou envolvido nesse projeto. Nós estamos trazendo o Exército Brasileiro para operar essas máquinas que foram compradas nesse investimento de R$ 12 milhões de reais, maquinas estas que já estão em São Luís, e nós vamos atender o Itapecuru”, disse Roberto Rocha, senador.



A Prefeitura de Caxias, por meio da parceria que buscamos manter com órgãos da esfera federal, está trabalhando para que possamos manter a esperança viva na cidade de Caxias, para que possamos acreditar que nosso futuro ainda é promissor e que nós temos que apostar. Esse III seminário mostra o interesse de fazer as coisas acontecerem, até porque em Caxias é a cidade com a maior calha do Rio Itapecuru. Em um passado não muito distante, o Rio era navegável, era utilizado para o comércio. Hoje, a gente percebe que se não tomarmos as ações imediatas, a vida desse acabará. Ver a boa vontade do senador Roberto Rocha mostra o quanto estamos interessados em identificar os problemas e as possíveis soluções para que amanhã a gente possa colher esses frutos”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias-MA.



Publicidade



Arquivo do blog