WebNet

WebNet

sábado, 14 de janeiro de 2017

VARGEM GRANDE - PM Apreende Arsenal de Armas e Prende Traficante de Drogas

Foi preso um homem identificado como Lourismar Lima de Jesus. Com ele os polícias encontraram uma grande variedade de armas.


A Polícia Militar de Vargem Grande, em parceria com a ROTAM, não tem dado trégua a bandidagem da cidade. Na manhã deste sábado (14) foram realizadas duas grandes operações que resultaram na apreensão de um arsenal de armas e na prisão de traficante de drogas.


Foi preso um homem identificado como Lourismar Lima de Jesus. Com ele os polícias encontraram uma grande variedade de armas, dentre elas, espingardas bate-bucha, garruchas e revólveres. O acusado informou que trabalha como ferreiro e que as armas estariam ali para conserto, o que não convenceu a guarnição. Os policiais acreditam que tratava-se de uma fábrica de armas.



Também neste sábado (14), foi preso Antônio Douglas Lima de Sousa, de 20 anos e natural de Zé Doca. Antônio Douglas foi preso no bairro Soldadinho com 200 gramas de substância semelhante a maconha, uma balança de precisão, um rolo de papel isolante geralmente usado para embalar drogas, uma espingarda bate-bucha, um tubo de pólvora e alguns eletrodomésticos provavelmente produto de roubo ou furto.



A polícia apurou que Douglas, como é conhecido, tem residência fixa na Cidade Olímpica, em São Luís, e, como não tem parentes no município, não soube explicar o que fazia em Vargem Grande. Douglas foi autuado na Delegacia Regional por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e em seguida encaminhado para o presídio de Itapecuru-Mirim.


Publicidade



MA - Governador Flávio Dino Inicia Processo de Privatização da Caema



O programa de concessões em saneamento do governo federal, capitaneado pelo BNDES, ganha fôlego neste início de 2017 com o anúncio de uma primeira onda de licitações. Pelo menos oito estados que aderiram ao programa — ao todo são 18 — vão dar partida à contratação dos estudos técnicos que definirão a modelagem para conceder companhias públicas de saneamento à iniciativa privada. O banco de fomento já publicou aviso de licitação em sua página na internet para os primeiros seis editais, referentes a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O edital sai até o fim de março.

Dos seis anunciados, apenas o Pará está formalmente aprovado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), do governo federal. Os outros dois também já no PPI são Rondônia e Rio de Janeiro. O primeiro optou por fazer a contratação direta da empresa que vai preparar o estudo do processo de concessão da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), informou o BNDES. Já no caso fluminense, o encaminhamento do processo da Cedae depende da conclusão do acordo de socorro financeiro ao estado, ainda em discussão com o governo federal.

Os primeiros leilões para concessão de companhias de saneamento devem ocorrer no primeiro semestre de 2018, cumprindo o calendário estabelecido pelo PPI em outubro último. As estimativas são relativas aos processos de Cedae, Caerd (RO) e Cosanpa (PA), cujos editais estão previstos para serem lançados no segundo semestre deste ano.


Publicidade



CHAPADINHA - Acompanhado de um Engenheiro, Secretário Gadiego Faz Vistorias e Prever Reforma do Estádio Lucídio Frazão

O secretário muninipal de Esporte, Gadiego Loiola (D) 
acompanhado do engenheiro Bruno Gualberto

Da Assessoria de Comunicação

Em visita ao Estádio Lucídio Frazão, o secretário municipal de Esporte, Gadieggo Loiola, fez vistorias nas estruturas da praça esportiva mais importante da cidade de Chapadinha.


Visando reestruturação do esporte no município, o secretário esteve com o engenheiro Bruno Gualberto iniciando o projeto de reforma do local com a intenção prioritária de favorecer as crianças e os adolescentes que vivem em áreas de riscos próximas ao estádio.



A reforma, que proporcionará a todos os chapadinhenses um espaço de lazer e o resgate do nosso futebol, será viabilizada com recurso de emenda orçamentária de autoria do deputado estadual Leví Pontes, a pedido do prefeito Magno Bacelar.


Publicidade



BRASIL - Prefeituras Devem Atualizar Dados em Sistema do Bolsa Família

Renovação garante incentivo financeiro de 5% sobre valor apurado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M)


Com a alteração nos governos municipais por causa da posse dos prefeitos, as novas gestões precisam atualizar o cadastro das cidades no no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). A renovação garante ainda um incentivo financeiro de 5% sobre o valor apurado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M).De acordo com o coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Márcio Maurício, o cadastro do novo prefeito e sua equipe é fundamental para a execução das tarefas que integram o programa. “A partir destes dados é que vamos validar a troca de gestor e gerar a senha para ele entrar no SIGPBF e exercer suas atividades referentes à gestão do Bolsa Família no seu município”, explicou.

Ainda segundo o coordenador-geral, quem deixar de fazer a atualização não consegue acessar sistemas e informações disponíveis exclusivamente aos gestores. Além das novas equipes, administrações que não tiveram trocas de prefeitos ou gestores também precisam renovar os dados.

É uma complementação que deve ser aplicada na gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. Por isso é importante todo ano entrar no sistema e conferir os dados para continuar recebendo este incentivo”, salientou.

Documentação

No primeiro momento, ao atualizar os dados no site, não é preciso enviar nenhum documento à Senarc. Quando as informações são cadastradas, o sistema salva os dados e gera um ofício com validação automática.

Como o montante de troca de gestores é alto neste momento, abrimos uma exceção. Não vamos aguardar o envio para gerar a senha. A medida é para que os gestores tenham acesso imediato às informações do programa e aos sistemas e possam iniciar suas atividades”, afirmou.

O Formulário de Troca de Gestor e as cópias autenticadas de documentos do prefeito utilizados para validar a alteração do gestor municipal no SIGPBF deverão ser enviados para a Senarc somente em abril.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDSA ou pelo telefone 0800 707 2003.


Publicidade



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Governo Reunirá Gestores Municipais de Cultura e Turismo dos 217 Municípios Maranhenses


Na próxima terça-feira (17), São Luís será sede do 1º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo do Maranhão, a ser realizado na Casa do Maranhão. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o evento tem por objetivo aprofundar o diálogo com os municípios e compartilhar informações e ferramentas para a implantação das políticas culturais e de turismo no Maranhão.

Convite enviado aos secretários municipais

Para o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, essa é a oportunidade de estreitar as relações com os gestores culturais dos 217 municípios do Maranhão. “Queremos promover o diálogo e a troca de experiências favorecendo a participação efetiva dos municípios na viabilização dos projetos de cultura e turismo do Maranhão”, ressaltou.

Na pauta do evento estão previstas palestras que irão tratar de assuntos relacionados aos programas Mais Cultura e Turismo, Lei de Incentivo à Cultura, credenciamento cultural, Farois do Saber, Programa Artesanato do Maranhão, mapeamento turístico, Cinema da Cidade, Maranhão Musical entre outros.

Balcão de informações

Outro momento importante do encontro será a disponibilização do balcão de informações montado especialmente para que os gestores municipais possam conversar com cada gestor de projetos de cultura e turismo da Sectur, trocando informações, tirando dúvidas e compartilhando idéias.

Está previsto, ainda, a realização de visita guiada às casas de cultura Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa Natural e Arquelogia e Casa do Maranhão. No encerramento será realizada apresentação de atração cultural na Casa do Maranhão, centro histórico de São Luís.

Programação

Dia: 17 de janeiro

Horário: Das 8h30 às 18h

Local: Casa do Maranhão, Praia Grande, São Luís

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 12h – Seminário com Gestores da Sectur

12h às 14h – Almoço (Casa do Maranhão)

14h às 17h – Visita a Casas de Cultura

14h às 17h – Balcões de informação

17h – Apresentação Cultural (Casa do Maranhão)



Publicidade



CHAPADINHA - SEMED Emite Nota de Pesar pelo Falecimento do Prof. Klesmildo Silva



A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) - de Chapadinha, em nome da secretária Danúbia Carneiro, vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do professor Clesmildo Silva, um profissional dedicado e uma pessoa extremamente generosa que sempre contribuiu com as atividades culturais e educacionais de Chapadinha

Nossos sentimentos à Família e Amigos enlutados.

Chapadinha perdeu um de seus mais preciosos talentos.

*Da Assessoria de Comunicação


Acidente Envolvendo Corsa e Caminhão Deixa 03 Feridos na BR-222; Vítimas Seriam de Chapadinha

Informações dão conta de que as vítimas são prestadores de serviço da cidade de Chapadinha/MA


Um acidente envolvendo um Corsa e um caminhão Ford F400, deixou três pessoas gravemente feridas na manhã desta sexta-feira (13), nas proximidades do povoado Leite - na BR-222.


De acordo com as primeiras informações, o automóvel, de placa não anotada, colidiu com o caminhão que ia no sentido Itapecuru Mirim. A motivação do acidente foi causado quando o automóvel menor (Corsa) entrou na contra mão.



Os três ocupantes do Corsa ficaram gravemente feridos e foram socorridos por populares e levados para o Hospital de Itapecuru Mirim. O condutor do caminhão que é de Presidente Vargas/MA não se feriu.

Informações dão conta de que as vítimas (do Corsa) são prestadores de serviço da cidade de Chapadinha/MA.


Publicidade



Professores Articulam Diálogos com SEMED a Fim de Garantir Aplicação de Direitos da Categoria

Nesta foto: Professores Antonilda, Farias, Jane Andrade e Rosanea Passos.

Por: Prof. Jane Andrade

Professores estiveram nesta quinta-feira (12) na SEMED para iniciar os diálogos com a secretária municipal de Educação Danúbia Carneiro a respeito da aplicabilidade das 13 horas na rede municipal de ensino, tratar do piso salarial do magistério que já foi definido pelo MEC em 7,64% e sobre o Plano de Saúde para todos os servidores públicos municipais via SINDCHAP em parceria com a prefeitura municipal .

O professor Farias apesar de não fazer parte do quadro de professores do município irá participar dos diálogos junto ao governo para trazer melhorias aos seus companheiros de trabalho. "Somos professores, independentemente da esfera educacional, devemos nos unir na busca por mais conquistas" afirmou.

As professoras Rosanea Passos e Antonilda, estiveram presentes e, também, afirmaram apoio na busca por conquista para os servidores públicos.

A Diretoria do SINDCHAP se reunirá nos próximos dias com o governo, mas o prefeito Dr. Magno Bacelar e a secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, já afirmaram previamente que aquilo que for direito dos trabalhadores lhes será dado por meio da prefeitura e do SINDCHAP.


Publicidade



Colisão Entre Carros Deixa Dois Feridos na BR-222, Próximo ao Povoado Leite


Segundo as informações repassada via WhatsApp, é que na manhã desta sexta-feira (13), um acidente foi registrado na BR-222, entre o povoado Leite e a cidade Itapecuru Mirim/MA.


Ainda de acordo com informações repassada via WhatsApp, na colisão duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital mais próximo do local do ocorrido.



A causa do acidente até o momento é desconhecido, mas um fator apontado pode ser a forte neblina que tinha no momento da colisão.



Publicidade



16º Batalhão/PM Formou 1.500 Alunos do PROERD em 2016

Formatura de alunos de Chapadinha


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), através de seus instrutores do 16º Batalhão da Polícia Militar - de Chapadinha, já formaram, ao todo, mais de 30 mil alunos nos municípios de Chapadinha, Água Doce, Anapurus, Brejo, Buriti, Belagua, Mata Roma, Milagres, Santana, São Benedito do Rio Preto, Santa Quitéria, São Bernardo, Paulino Neves e Urbano Santos, ao longo de 15 (quinze) anos de atuação.

Mascote DARE

O PROERD é um programa desenvolvido através da parceria entre Polícia Militar, escola e família, tendo como objetivo principal atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Através dos instrutores PROERD, milhares de jovens já foram capacitados para uma vida mais saudável e sem drogas.

Sargento Abílio - Instrutor

Atualmente o 16º Batalhão conta com uma equipe de três policiais militares que se dedicam exclusivamente ao Proerd, e mais cinco que exercem outras funções no batalhão e, eventualmente, auxiliam na instrução das turmas. Neste ano, a equipe PROERD do 16º Batalhão foi composta pelo Capitão Paiva, Sargento Ariel, Sargento Abílio e Cabo Oliveira, que, juntos, atenderam 1.500 alunos do 5º ano nas cidades de Chapadinha, Santa Quitéria, Belágua, Santana e Tutóia.

Sargento Ariel - Instruto, na entrega do diploma

Segundo o instrutor do Proerd, Sargento Satil: “Nós trabalhamos a prevenção às drogas e à violência, por meio da parceria entre a Escola, a Polícia e a Família. Além dos nossos esforços, o acompanhamento diário dos pais e responsáveis pelos alunos é essencial para o sucesso do Proerd”.

Cabo Oliveira cantando a Canção do PROERD

Formatura alunos de Tutóia

Peça teatral dos Alunos de Santa Quitéria/MA



Publicidade



BRASIL - Diário Oficial Publica Reajuste do Piso Salarial dos Professores


Novo valor começou a valer a partir de 1º de janeiro


O Ministério da Educação publica nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União, a portaria que estabelece o reajuste de 7,64% no piso salarial dos professores. Com a mudança, o menor salário a ser pago a professores da educação básica da rede pública deve passar dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. O aumento foi anunciado nesta quinta-feira (12), pelo governo.


De acordo com a portaria, o novo valor começou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano. O piso salarial dos docentes é ajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais.

Embora menor do que o reajuste determinado pelo governo no ano passado, a alteração no piso supera a inflação de 2016, que fechou o ano em 6,29%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Publicidade



CHAPADINHA - Suspeito de Assassinar Professor de Dança, Klesmildo Silva, é Preso pela Polícia

Fábio Alves da Silva - Assassino confesso da morte do Prof. Klesmildo


Em operação conjunta das polícias civil e militar de Chapadinha foi preso no início da madrugada desta sexta-feira (13), Fábio Alves da Silva.

Fábio Kôrtez, como assim é conhecido no município, é acusado de assassinar o professor de danças, Klesmildo Silva, encontrado morto na noite desta quinta-feira (12), em seu apartamento no centro de Chapadinha. Fábio foi preso em sua residência e não esboçou reação.

Depoimento

No seu depoimento na delegacia regional de Chapadinha, o acusado contou como assassinou o professor: "Matei ele com uma faca e depois o enforquei com cadarço de tênis", ainda de acordo com Fábio, o que lhe motivou a ceifar a vida do professor, teria sido alguns comentários da vítima que falava de um relacionamento amoroso entre ambos.


Publicidade



O (Precoce) Adeus Ao Amigo, Prof. Klesmildo Silva...


É com imenso pesar que informamos o falecimento do prof. Klesmildo Silva, aos 31 anos, ocorrido na noite desta quinta-feira (12.Jan.), por volta das 21h.

Abaixo, reproduzimos postagem do blog Chapadinha Online (de autoria de Jonnay Alves), sobre o ocorrido:

"Segundo informações já confirmadas, o professor de dança Klesmildo Silva foi encontrado morto em seu apartamento, por volta das 22h00, desta quinta-feira (12), em Chapadinha.
Ele morava em um imóvel situado sobre a loja Cacau Show. De acordo com as primeiras informações, Klesmildo teria sido vítima de homicídio e o crime pode ter ocorrido por volta das 21h00, período em que testemunhas ouviram grande barulho vindo do local dos apartamentos, porém imaginaram se tratar de alguma reforma ou mudança.
Quem viu o local do crime e corpo do dançarino relata que há sinais de luta e marcas de asfixia, bem como perfurações semelhantes a facadas".


Publicidade



quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

BURITI/MA - Polícia Cumpre Mandado e Prende Acusado de Roubo

Ricardo” é suspeito de realizar vários assaltos com arma de fogo e também de praticar violência doméstica.


A Polícia Civil em parceria com a Militar e a Guarda Municipal, prendeu no fim da manhã desta quinta-feira (12), no bairro Alto da Moderação, em Buriti-MA, João de Deus Silva de Sousa, popular “Ricardo”, de 22 anos de idade.

Contatos da PM de Chapadinha

Por volta do meio-dia dsta quinta-feira (12), a Polícia Civil recebeu a denúncia anônima de que “Ricardo” estaria escondido em uma casa no bairro Alto da Moderação e, ao chegar no local, um cerco foi montado para impedir a fuga do suspeito. Sem chances, o homem não resistiu à sua prisão.

Contra “Ricardo” já havia um mandado de prisão preventiva decretada pelo juiz José Lima, Titular de Direito da Comarca de Buriti-MA. Ele é acusado de violência doméstica e de realizar vários assaltos com armas de fogo no município.

Ricardo foi levado para Delegacia civil da cidade e a polícia pede às pessoas que tenham sido vítimas de ações criminosas dele, que compareçam para formalizar a denúncia para que ele seja severamente punidos, no rigor da lei.


Publicidade



"Mais Sementes" - Em Parceria com o Estado, Prefeitura Realiza Distribuição de Sementes na Próxima Terça (16)


Da Assessoria de Comunicação

O prefeito de Chapadinha, Dr Magno Bacelar, e o secretário municipal de Agricultura, Josenildo Garreto, marcaram para a próxima terça-feira (17), a partir das 8h30, no auditório da prefeitura, a cerimônia de entrega das sementes do programa Mais Sementes.

Prefeito Dr. Magno Bacelar e o sec. mun. de Agricultura, Josenildo Garreto

A parceria entre governos municipal e estadual entregará 3,5 toneladas de sementes a agricultores que ainda não tenham recebido o benefício por meio de outras entidades parceiras como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) ou Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf).

Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, na sede da Prefeitura Municipal, para se cadastrar até segunda-feira (16).


Publicidade



Arquivo do blog