WebNet

WebNet

sábado, 21 de janeiro de 2017

Chapadinhense Prof. Natanael Silveira, Ganha Notoriedade Nacional em Publicação no Portal UOL

Prof. Natanael Silveira vê pessoas mudarem de 
opinião a seu respeito quando ele revela ser ateu

"Ser ateu é quase uma afronta" 
Na cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão, um professor de língua portuguesa que se descobriu ateu ainda criança diz sentir na pele a rejeição à sua postura. "Moro em uma cidade pequena, com pouco mais de 80 mil pessoas, e ser um professor ateu é quase uma afronta a uma sociedade basicamente católica", diz Natanael Silveira. "Fico chateado com o fato de uma pessoa me conhecer há anos, gostar do meu jeito de ser, da maneira como leciono e de como me relaciono com as pessoas e, ao saber que sou ateu, mudar tudo o que sente e pensa a meu respeito."

Prof. Natanael, que usa o codinome de "Natan Enzo" no Facebook, "brincou" ao ter conhecimento da publicação, postando na rede social: "Fiquei famoso, já estou até no site UOL. rsrs"

O Prof. Telmo José (atual secretário municipal de Obras, de Chapadinha) rasgou elogios em mensagem postada na publicação de Natan Enzo (recorte acima). E completou em off: "Acho o Natan 'o cara'. Inteligentíssimo esse 'menino'."

Título Original - Ateus "saem do armário" religioso e reclamam de difícil aceitação no Brasil




"O Brasil é um país difícil para os ateus porque 
nós somos uma minoria realmente pequena", 
diz o ator Gregorio Duvivier.

"Se você não acreditar em Deus, você tem o demônio no corpo." Assim o ator Gregorio Duvivier, 30, descreve a reação de boa parte da população religiosa brasileira diante de alguém que se declara ateu. O ator revela que nunca teve uma formação religiosa e, por isso, não enfrentou problemas em sua relação com amigos e familiares por ser alguém que questiona a existência de Deus.

Mas o próprio Gregorio faz coro a uma reclamação da maioria dos ateus no país: a de que, em geral, a sociedade brasileira tem dificuldades em entender e aceitar aqueles que não professam nenhuma fé religiosa. "O Brasil é um país difícil para os ateus porque nós somos uma minoria realmente pequena", avalia o ator. "É um país onde todas as pessoas têm não só uma religião, mas várias, e onde acreditar em qualquer coisa parece mais sensato do que não acreditar em nada."

Um dos criadores do grupo Porta dos Fundos, que já abordou diversas vezes a religião em seus vídeos na internet, Gregorio diz que é natural fazer humor com temas tabus e que o riso deveria ser uma arma contra o fanatismo. "Os cristãos têm bancada no Congresso e estão mais bem representados do que qualquer um", afirma. "Por isso, não vejo problema nenhum em rir deles, até porque você está rindo, em geral, dos fanáticos, dos falsos profetas."

Segundo pesquisa Datafolha realizada em dezembro de 2016, 1% dos brasileiros são ateus. O levantamento ouviu 2.828 maiores de 16 anos em 174 municípios e tem nível de confiança de 95%.

A dificuldade de aceitação de ateus pelos religiosos fez crescer nos últimos tempos o uso de uma expressão popularizada pelo movimento LGBT: o "sair do armário". Tradicionalmente associada à decisão de uma pessoa de assumir em público a sua orientação sexual, a expressão também passou a ser usada pelos ateus que resolvem tornar pública a sua postura em relação à religião.

"É uma metáfora boa. São pessoas que têm um entendimento de si que, em um certo momento da vida, resolvem tornar público, seja orientação sexual ou de ordem religiosa", afirma Rafael Quintanilha, pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), que atualmente faz um mestrado na USP sobre os discursos ateístas no Brasil.

"A expressão é feliz também porque o movimento LGBT tem se mostrado um grande aliado do movimento ateísta nas suas reivindicações públicas", acrescenta. "Normalmente são agentes religiosos dentro da política que impõem certas propostas que restringem os direitos LGBT e, ao mesmo tempo, restringem a noção de Estado laico dos ateístas."


Pesquisas apontam rejeição

Fundador de um dos maiores grupos ateístas do país, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), o engenheiro civil Daniel Sottomayor aponta dois problemas como os principais obstáculos para os ateus no Brasil: a dificuldade de garantir, na prática, um Estado laico e de promover a aceitação pela sociedade daqueles que preferem não ter religião.

Uma pesquisa encomendada pela revista "Veja", em 2007, apontou que apenas 13% dos brasileiros votariam em um ateu para presidente da República. No mesmo levantamento, 84% disseram que aceitariam votar em um candidato negro; 57%, em uma mulher; e 32%, em um gay.

Arquivo pessoal
Silveira vê pessoas mudarem de opinião a 
seu respeito quando ele revela ser ateu

Outro estudo, realizado no ano seguinte pela Fundação Perseu Abramo, procurou dimensionar o grau de aversão dos brasileiros a determinados grupos sociais. Na pesquisa, 17% dos entrevistados disseram sentir "repulsa ou ódio" por ateus, e 25% manifestaram "antipatia". Para comparação, o outro grupo mais mal avaliado foi o de usuários de drogas, que também são alvo de "repulsa ou ódio" de 17%, e de "antipatia" por 24%.

"Essa rejeição pode significar, em um divórcio, problemas com a guarda dos filhos", afirma Sottomaior. "Tem casos de juízes que perguntam para os pais se eles acreditam em Deus. Querem saber se eles vão dar uma criação religiosa para as crianças para qualificar isso como um bom pai. Você pode perder um emprego, pode ser lançado ao ostracismo pela própria família."

"Ser ateu é quase uma afronta" 
Na cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão, um professor de língua portuguesa que se descobriu ateu ainda criança diz sentir na pele a rejeição à sua postura. "Moro em uma cidade pequena, com pouco mais de 80 mil pessoas, e ser um professor ateu é quase uma afronta a uma sociedade basicamente católica", diz Natanael Silveira. "Fico chateado com o fato de uma pessoa me conhecer há anos, gostar do meu jeito de ser, da maneira como leciono e de como me relaciono com as pessoas e, ao saber que sou ateu, mudar tudo o que sente e pensa a meu respeito."


Arquivo pessoal
Wellyngton Coelho diz que a maoria insulta 
os ateus ao conversar sobre o tema

Os depoimentos de outros ateus que "saíram do armário" religioso são semelhantes. O analista de marketing digital Wellyngton Coelho, 28, se mudou para Goiânia há apenas três meses. Antes, viveu em cidades menores e diz ter sido muitas vezes alvo de olhares de reprovação e pré-julgamento por ser ateu. "Eu sempre tento e gosto de ter algum diálogo sobre o assunto com pessoas que têm argumentos contra, mas a maioria só tem insultos", reclama.

A designer Priscilla Bittencourt mora em Manaus e se declara agnóstica ateia há mais de dez anos, mas admite que evita discutir o assunto com a família, principalmente com a mãe. "Eles sabem, mas minha mãe é bem intolerante com esse assunto, então, para não criar problemas, nem entro em detalhes."

Priscilla revela que se sente atraída por discussões nas redes sociais e diz que procura usar a internet para influenciar as pessoas a ter um pensamento crítico sobre determinados assuntos. "Vejo um movimento forte na internet", aponta a designer. "Muito do que sei hoje é graças a divulgadores, documentários, vlogueiros, blogueiros, pesquisa e leitura de artigos, livros e palestras."


Arquivo pessoal
A designer Priscilla Bittencourt evita 
falar sobre seu ateísmo com a mãe

Já a designer de interiores mineira Thaís Destefani, 24, diz que, depois de muita conversa, conseguiu fazer a mãe aceitar o seu ateísmo. "Porém, aceitar e compreender ainda não andam de mãos dadas", ressalva. E, com o namorado católico, o diálogo sobre o assunto é difícil. "Ele acha isso completamente besteira, é um assunto proibido e tabu entre nós."

Thaís também conta que mudou de postura para seguir se sentindo livre para expressar seu ateísmo. "Eu já fui chata, debatia, batia o pé e me irritava", revela. "Hoje, eu simplesmente não absorvo essas críticas (sobre religião). Eu quero ter o livre direito para dizer que sou ateia, com um sorriso no rosto. Para isso, tem que vir de mim não criticar a fé alheia."

No dia 25 de dezembro,"feliz Newtal"

Os hábitos de uma formação, em geral, religiosa também criam situações inusitadas. "Eu sou mineira, né?! Toda hora falo 'Nooooossa Senhora', bem longo mesmo, quase cantado. Já tentei me policiar mais sobre isso, hoje eu entendo que é somente uma expressão que está tão entranhada em mim quanto o 'uai'", afirma Thaís.

No fim de ano, em meio às celebrações de Natal, há ateus que participam da festa sem considerar o significado religioso ou por respeito às tradições de família. Mas há também os que preferem trocar cumprimentos pelo 25 de dezembro com um "Feliz Newtal", em uma referência à data de nascimento do cientista Isaac Newton, de acordo com o antigo calendário juliano.


Arquivo pessoal
"Quero ter o direito de dizer que sou ateia", 
diz a designer de interiores Thaís Destefani

Ateísmo como uma postura pública 

No exterior, é mais comum encontrar grupos que evitam o termo ateísmo e dão preferência à palavra "humanista" - a União Internacional Ética e Humanista, inclusive, tem entre seus membros a LiHS (Liga Humanista Secular do Brasil). Outro exemplo é o movimento Brights, que defende uma visão de mundo livre de elementos místicos e sobrenaturais e tem no cientista Richard Dawkins um de seus membros mais famosos.

"Há uma ideia de que a palavra ateísta é uma palavra negativa por si só, então os ateus têm de buscar algo além do que simplesmente ser contrário a alguma coisa. E aí eles buscam uma identidade, formam grupos, reuniões", analisa o pesquisador Rafael Quintanilha.

Autor do livro "Deus, um Delírio" e criador do termo "meme", Dawkins participou de uma série de iniciativas para ajudar ateus em todo o mundo a assumir uma posição cética em relação à religião. "Há uma grande população de ateus que precisam sair do armário", chegou a dizer o cientista, em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, em 2008.

"O fenômeno do ateísmo como uma postura pública é muito recente no Brasil. As pessoas não sabem o que é isso. É uma posição pouco legitimada, uma posição nova", afirma Quintanilha. "Isso causa bastante estranhamento e dificulta a aceitação como uma possibilidade de identificação."


Publicidade



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

URBANO SANTOS - Policiais Militares Prendem Casal Portando Drogas



Na noite desta quinta-feira (19), por volta das 21h30, os Policiais Militares de serviço na cidade de Urbano Santos-MA, quando realizavam um patrulhamento de rotina, avistaram um casal em atitude suspeita, em uma praça daquela cidade.

Contatos da PM/Chapadinha

Ao realizarem uma busca pessoal, foi encontrado 05 (cinco) porções de substâncias análogo a Maconha, além de 03 (três) aparelhos celulares. Foram presos em flagrante: Nemias Mendes Nascimento, 24 anos de idade, e Maria Cirlene da Silva, 21 anos de idade, ambos residentes em Urbano Santos.

O casal foi conduzido, juntamente com as substâncias entorpecentes, e foram apresentados no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Urbano Santos, para conhecimento e as providências atinentes ao caso.

O trabalho e o empenho no enfrentamento a criminalidade realizado pelo Policiais Militares naquele município, tem retirado de circulação vários criminosos, bem como, a apreensão de armas, veículos roubados, e drogas.


Publicidade



Moto Roubada em Coroatá é Recuperada pela Polícia de Vargem Grande

Segundo o proprietário, o veículo foi tomado de assalto de uma senhora, por dois bandidos, no centro de Coroatá, na noite do último dia 16.


Uma moto cor vermelha, de placa OJM 0196, de Coroatá-MA, foi devolvida pela polícia ao seu legítimo dono nesta quarta-feira (18), na Delegacia de Polícia de Vargem Grande.

A moto foi presa na madrugada do último dia 17, as três horas da manhã, quando no bairro Trizidela, dois grupos rivais trocaram tiros e ao perceberem a presença da polícia os bandidos evadiram-se deixando para trás a moto que foi levada até a Delegacia para as buscas que determinaram sua origem.

Contatos da PM/Chapadinha

No momento que a moto foi recuperada estava sem a placa. Segundo o proprietário, o veículo foi tomado de assalto de uma senhora, por dois bandidos no centro de Coroatá na noite do dia 16. O proprietário, com medo de sofrer represálias, preferiu ocultar seu nome como o da vítima do assalto.

"Rato" - Vítima suspeita dele.

A vítima revelou apenas, que o principal suspeito de ser um dos criminosos envolvidos no assalto, é o elemento "Rato", bastante conhecido da polícia de Coroatá por diversos crimes cometidos naquela cidade.


Publicidade



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

"Férias em Trânsito" - 6a Ciretran/Chapadinha Realiza Ações Educativas na Avenida Ataliba Vieira de Almeida


Ascom - 6ª Ciretran/Chapadinha

Na manhã desta terça -feira (17), a equipe da 6ª Ciretran Chapadinha realizou uma panfletagem na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, no Centro da cidade. A ação faz parte da campanha "Férias em Trânsito" - desenvolvida pela Detran Maranhão, que tem como principal objetivo chamar a atenção de condutores, motociclistas e passageiros quanto a importância da manutenção dos veículos, antes de seguir viagem, bem como, o uso dos itens de segurança.


Cerca de 150 pessoas receberam o panfleto que contém 10 dicas de como evitar acidentes, adotando medidas simples de prevenção e atenção.


As ações serão realizadas durante todo o mês de janeiro.



Se vale a diversão, vale + a segurança!

........................... * * * ...........................

Equipe da 6ª Ciretran/Chapadinha prepara ações para 2017!


Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), a equipe da 6ª Ciretran/Chapadinha discutiu as ações de "Educação para o Trânsito", a serem desenvolvidas na cidade de Chapadinha e nas cidades da regional.

De acordo com a chefe da unidade, Eney Ponte, o objetivo da reunião foi apresentar o calendário das atividades educativas a serem realizadas durante este ano com a participação de todos os servidores.


"O calendário foi elaborado contemplando todas as datas importantes e que merecem destaque em nossas ações. Vamos buscar parcerias para uma excelência em nosso trabalho, que tem como objetivo conscientizar condutores, motociclistas e pedestres quanto a importância de cada um para um trânsito mais seguro", destacou.

As ações educativas são desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito, que além de blitzen também vem realizando palestras nas escolas e panfletagens na cidade.


Publicidade



Governador Flávio Dino Recebe Prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar


Da Assessoria de Comunicação

O prefeito de Chapadinha, Dr. Magno Bacelar, foi recebido na tarde desta quinta-feira (19) no Palácio dos Leões, pelo governador Flávio Dino.


Acompanhado do deputado estadual Leví Pontes, o prefeito esteve antes com o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, tratando da aproximação institucional entre as administrações do município e do estado.

Na conversa com o governador Flávio Dino, o prefeito apresentou extensa pauta de reivindicações do município e obteve a garantia que obterá a ajuda necessária para que as duas esferas de governo apresentem bons resultados para a população local.

Na maior das prioridades, a saúde, o governador garantiu o financiamento necessário para equipar e manter a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município enquanto o Hospital Regional não é concluído, mas previu também que ainda este ano as pendências judiciais da obra serão sanadas e o hospital também será colocado em funcionamento.


Na área da segurança pública, foi firmada parceria para instalar sistema de vídeo monitoramento no município e foi agendada para segunda-feira (23) a vinda ao município do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, para definir onde será instalado o batalhão de Chapadinha.

Também na segunda-feira (23) virão ao município os secretários estaduais de Saúde, Carlos Lula, e de Agricultura, Márcio Honaiser, para destravar a obra de reforma do Mercado Municipal.

Também esteve presente na audiência o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e, pela disposição de todos, a parceria está só começando. Muitos mais benefícios podem chegar para o município.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Brejense Acusado de Estelionato é Preso pela PM

O brejense, Francisco José, é acusado de se fazer passar por agente do INSS


Acusado de estelionato encontra-se recolhido na Delegacia de polícia de Vargem Grande/MA, Francisco José Frota Ferreira, de 39 anos, natural de Brejo/MA, onde diz residir à travessa Antonio Nogueira, Nº 03, Planalto Santo Antonio.

A polícia desde dezembro vinha monitorando as ações de Francisco no município. Nesta quarta-feira (18), ao meio dia, a guarnição policial de plantão foi informada de que o acusado estava na cidade e dava prosseguimento as suas práticas delituosas.

Contatos da PM/Chapadinha

Francisco José é acusado de se fazer passar por agente do INSS e intermediar os trabalho de aquisição do salário materno, bem como prestação de serviços para pessoas que desejam adquirir aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguridade Social.

O acusado pede as vítimas que façam o adiantamento de uma determinada quantia em dinheiro e de posse desses valores, o acusado se ausenta do município deixando as vítimas no prejuízo. Mais de 20 vítimas estiveram na Delegacia prestando esclarecimento e fazendo o reconhecimento do acusado.


Publicidade



BELÁGUA - Homem é Preso por Cometer Violência Doméstica Contra a sua Companheira

Maycon Sousa da Cruz


Na noite desta quarta-feira (18), por volta das 21h, após uma ligação telefônica denunciando um espancamento, os Policiais Militares se deslocaram até o local informado pela ligação, e constataram a veracidade dos fatos.

Contatos da PM/Chapadinha

Durante a ocorrência, foi efetuada a prisão em flagrante de Maycon Sousa da Cruz, natural de Serra-ES. O mesmo agrediu com socos e pontapés a sua companheira Maria Claudiane de Sousa Maciel, que encontrava-se com vários hematomas no rosto, pescoço e em outras partes de seu corpo.

Maycon Sousa, foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Urbano Santos-MA, para que fosse tomada as providências atinentes ao caso. A vítima foi levada ao hospital municipal para cuidados médicos.

Sob diversas formas e intensidades, a violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos, e o 16º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão repudia e combate a esta modalidade de crime.


Publicidade



SÃO BERNARDO - PMs Recuperam (Mais Uma!) Moto Roubada



Na manhã desta quarta-feira (18), por volta das 10h, os Policiais Militares de serviço na cidade de São Bernardo-MA, ao realizarem rondas naquela cidade, avistaram uma moto suspeita. Ao realizarem consultas junto ao Sinesp, foi constatada que a mesma tinha ocorrência de roubo. Foi apreendida uma moto de marca Honda, modelo Titan 160 de cor vermelha, que estava sendo conduzida por Ivanildo Melo da Silva.

Contatos da PM/Chapadinha

O condutor do veículo, juntamente com a motocicleta, foram apresentados no plantão central da Delegacia daquele município, para conhecimento e as providências que o caso requer.

A intensificação do policiamento e realização de buscas pessoais e averiguações de veiculo, tem concluído para a recuperação de um grande numero de veículos roubados recuperados.


Publicidade




CHAPADINHA - Semed Anuncia Início e Término das Matrículas/Rematrículas 2017

As matrículas e rematrículas já iniciaram para os alunos da zona urbana

Da Assessoria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), já começou a realizar as matrículas escolares dos alunos da zona urbana.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola mais próxima de suas residências até o dia 31 de janeiro com a documentação do aluno.

Zona Rural
As matrículas dos alunos da zona rural serão efetuadas no período de 23 a 31 de janeiro.

A equipe da Educação, sob o comando da secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, corre contra o tempo para garantir que os prazos sejam cumpridos e o calendário escolar do ano letivo de 2017 possa transcorrer normalmente.


Publicidade



Santa Quitéria Enfrenta o Sampaio no Campeonato Maranhense, Neste Sábado (21)


O jogo, valendo pela primeira rodada do Estadual, está marcado para as 16h30, deste sábado (21), no estádio Castelão


O jogo de estreia do Campeonato Maranhense acontece neste próximo sábado (21), a partir das 16h30, no Castelão, em São Luís. Nele, o Sampaio Corrêa e o Santa Quitéria vão se enfrentar em busca de pontos para as rodadas seguintes.


Segundo a assessoria do Sampaio, o time está treinando muito para conseguir uma posição de destaque neste ano. "[Estamos] com muita disposição para fazer uma grande temporada, a nossa equipe vem trabalhando incansavelmente para começar o ano como o pé direito".

No último sábado (14), o Tubarão goleou o São Mateus em um amistoso. O técnico Vinícius Saldanha deve fazer poucas mudanças no time, como a inclusão do volante Cloves, que não estava treinando devido a problemas médicos.

O jogo está marcado para as 16h30, no estádio Castelão e as entradas estarão a venda a partir desta sexta-feira (20) nas lojas SampaioMania (Shopping Rio Anil e Shopping da Ilha), das 10h às 22h, e no sábado (21), no Castelão, a partir das 9h.


Publicidade



Macabro - Após Sepultamento, Corpo de Menina de 10 Anos é Encontrado com Sinais de Violência Sexual

Na manhã de terça-feira (17), familiares da garotinha foram até o local onde a mesma estava sepultada e constataram que o túmulo estava violado.


Um fato bizarro foi registrado nesta última terça-feira (17), no cemitério localizado no distrito de Várzea da Cobra, na cidade de Forquilha, cerca de 15 km de Sobral (CE). Um cadáver de uma criança de 10 anos foi violado sexualmente por um homem ainda não identificado pelas autoridades.

Segundo informações repassadas pela Polícia Civil de Sobral, no domingo (15), a menina estava com familiares no balneário Piscina da Rasteira, localizado no sertão de Forquilha, quando se afogou e acabou falecendo. Ainda de acordo com a polícia, o velório da vítima foi realizado no mesmo dia em que ela faleceu. Já na segunda-feira (16), a vítima foi enterrada no cemitério da cidade.

Violação do cadáver da vítima

Na manhã de terça-feira (17), familiares da garotinha foram até o local onde a mesma estava sepultada e constataram que o túmulo estava violado; o caixão estava exposto e o cadáver da vítima apresentava sinais de violência sexual. Os familiares de imediato acionaram a polícia da cidade relatando o que tinha acontecido.

Quando os policiais chegaram ao local informado constataram a veracidade dos fatos. De imediato, a polícia isolou o local até a chegada da perícia. A notícia sobre o caso inusitado deixou os moradores da pequena cidade assustados com tamanha crueldade.

A perícia

O cadáver da garotinha foi recolhido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Sobral, onde passará por todos os exames necessários para comprovar se a vítima foi ou não violentada sexualmente. O delegado Otávio Coutinho, titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade, disse que está aguardando os resultados dos exames.

Segundo o delegado Otávio, as primeiras informações que a polícia tem é que o corpo da vítima, de fato, apresenta sinais de violência sexual. Ainda de acordo com Otávio, só após ter as provas, afirmando que a vítima foi abusada, é que a polícia vai abrir um inquérito para investigar o caso. Até o fechamento desta matéria nenhum suspeito de ter violentado o tumulo foi preso pela polícia.


Publicidade



CHAPADINHA - Novo Fórum Eleitoral "Dr. Tomé Gomes Lima" Será Inaugurado Nesta Sexta (20)

Fachada do prédio do Fórum Eleitoral "Dr. Tomé Gomes Lima
(Foto: Sousa Neto)

O novo Fórum Eleitoral de Chapadinha, sede da 42ª zona eleitoral, localizado na Rua Juscelino Kubitschek, s/n - Centro, será inaugurado na manhã desta sexta-feira, 20 de janeiro, às 10h. A obra custou ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o valor de R$ 595.934,99 pago à empresa MRA Serviços e Construções Ltda.

Fachada do prédio do Fórum Eleitoral "Dr. Tomé Gomes Lima
(Foto: Sousa Neto)

No terreno de 775,35 m², a área construída é de 349,81 m² que abriga central de atendimento ao eleitor, depósito de urnas, copa, depósito de uso geral, banheiros para o público e servidores da JE (todos divididos por gênero), 2 arquivos, sala técnica, 2 gabinetes de juiz e sala de audiência, além de 2 salas de apoio administrativo.

Participarão da inauguração os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), o juiz Cristiano Simas de Sousa (titular da 42ª zona), promotores, servidores e autoridades da região, além de eleitores dos municípios de Chapadinha e Mata Roma.

Fachada do prédio do Fórum Eleitoral "Dr. Tomé Gomes Lima
(Foto: Sousa Neto)

Homenagem ao Dr. Tomé Gomes Lima
O prédio leva o nome do saudoso Dr. Tomé Gomes Lima - renomado advogado, que foi referência em Chapadinha e região; e também, foi vereador de alguns mandatos em nosso município. A Família (viúva D. Doralice e filhos), parentes e amigos, estarão presentes na solenidade.

*Com informações da Ascom/TRE-MA


Publicidade



quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

MA - Governo Inicia Processo de Atualização Cadastral de Servidores Públicos Estaduais



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), inicia neste mês de janeiro, o processo de atualização cadastral dos servidores públicos estaduais. O programa de atualização abrange servidores ativos, civis e militares, efetivos, contratados e exclusivamente comissionados.

A atualização deverá ser realizada sempre no mês do aniversário do servidor, junto ao setor de Recursos Humanos, do órgão ou entidade a qual o servidor estiver vinculado. Após a atualização, o setor de Recursos Humanos emitirá certificado atestando que o servidor atualizou ou confirmou seu cadastro funcional.

Segundo a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Segep, Adryany Ferreira, a medida tem como objetivo configurar uma base de dados sólida, com informações consistentes e atuais de todo o quadro de pessoal ativo do Estado. “O processo de atualização cadastral é muito importante para o Estado, pois através destes dados teremos uma visão real e abrangente do nosso quadro de recursos humanos. Além disso, esta é ação necessária para o saneamento de dados antes da implantação do novo Sistema de Recursos Humanos”, afirmou.

Documentação necessária

Para efetuar a atualização, o servidor deverá se dirigir ao RH de seu órgão, munido dos seguintes documentos:

Documento oficial de identificação (RG ou CNH)
CPF
PIS/Pasep
Comprovante de residência,
Contato telefônico e de endereço eletrônico, se houver.

Atenção

Ao final de cada mês será enviado à Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) um relatório sobre o processo de atualização cadastral. Portanto, é imprescindível que o servidor atualize seus dados até o último dia útil do mês em que faz aniversário. Se a atualização não for efetivada dentro do prazo, será realizado o bloqueio do pagamento mensal do respectivo servidor.

Decreto

O processo de atualização cadastral está fundamentado no Decreto nº 30.591, de 18 de janeiro de 2014, que institui a Atualização Cadastral Anual Obrigatória de Dados dos Servidores Públicos Ativos, Civis, Militares da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, do Poder Executivo do Estado do Maranhão. Este foi alterado no dia 11 de janeiro de 2017, pelo Decreto nº 32. 588, que institui a atualização presencial, e não mais através de endereço eletrônico como especificado anteriormente.


Publicidade



Arquivo do blog