WebNet

WebNet

sábado, 11 de março de 2017

OBITUÁRIO - AGED/Chapadinha Emite Nota de Pesar pelo Falecimento da Funcionária, D. Lindalva

Nesta foto: D. Lindalva (no centro) ladeada pelo 
gestor regional Dr. Carlos Henrique Marques

NOTA DE PESAR

O gestor regional, Dr. Carlos Henrique Marques, e demais funcionários da AGED / Unidade Regional (UR) Chapadinha, comunica, com profundo pesar, o falecimento da estimada funcionária, D. MARIA LEITE CUNHA - também conhecida como D. Lindalva.

Diretores e funcionários estão de luto pela morte da colega, que dedicou anos de sua vida a serviço da AGED/Chapadinha, na função de serviços diversos. Prestamos nossas condolências e solidariedade aos Familiares, Parentes e Amigos enlutados.

Abaixo, segue fotos de momentos de convívio no trabalho, da (agora saudosa) D. Lindalva, ainda em vida:





TUTÓIA - Governo Realiza Visita Técnica a Empreendimentos no Município



Com a proposta de adensar cadeias produtivas e acompanhar os trabalhos de empreendimentos instalados no Maranhão, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), visitou recentemente um frigorifico e uma mineradora no município de Tutóia.

Durante visita a mineradora Oceana, que explora calcário marinho para fabricação de ração animal. A empresa está expandindo sua capacidade de produção com incentivos fiscais do Governo do estado.

É importante dialogar com os empreendimentos instalados no estado, acompanhando a expansão, as mudanças e auxiliando enquanto Governo. Esse amplo diálogo é um compromisso do Governador Flávio Dino”, afirmou gestor da pasta da Seinc, Simplício Araújo.

Além da mineradora, a equipa da Seinc visitou as instalações do frigorífico Lopes, que em breve será inaugurado, sendo um importante instrumento que contará com certificação estadual e trará carne inspecionada e de qualidade para a população da região.

Avanços na cadeia da carne

Durante esses dois anos de gestão, o Governo por meio da Seinc, tem desenvolvido um amplo trabalho para o desenvolvimento da cadeia da carne em todo o estado. Em breve será inaugurado o segundo matadouro estadual, o que beneficiará a população que passa a consumir carne inspecionada e de qualidade. Promovendo assim, a verticalização da cadeia da bovinocultura de corte e levando segurança alimentar para quem vive no Maranhão.

A Seinc tem acompanhado agroindústrias já implantadas e prospectado novos negócios para fortalecimento da Cadeia e diminuição das importações.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Homem que Matou o Próprio Irmão é Capturado por Moradores, Amarrado e em Seguida Preso pela PM

Valdeci de Sousa, assassinou o próprio irmão Valdemir de Sousa, com golpes de faca no pescoço, na cabeça e no braço.


Na noite desta quinta-feira (9), por volta das 21h, foi preso Valdeci de Sousa. A prisão aconteceu na zona rural - no povoado Poço D'água, distante cerca de 30km da sede do município de Vargem Grande/MA.

Contatos da PM/Chapadinha

Valdeci assassinou o próprio irmão Valdemir de Sousa, com golpes de faca no pescoço, na cabeça e no braço. O crime aconteceu no dia 30 de janeiro no mesmo povoado (reveja aqui e aqui). Ele também ameaçou várias pessoas. Sua prisão foi efetuada graças a ação dos moradores, que o amarram e entraram em contato com a polícia militar e a polícia civil.


Publicidade



PROUNI - Candidatos Podem Consultar Lista de Espera Nas Faculdades

Entre segunda e terça-feira (13 e 14), é preciso levar às instituições documentos que comprovem dados informados na inscrição.


A partir desta sexta-feira (10), o resultado lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) está disponível para consulta junto às instituições de educação superior.

Candidatos que estiverem na lista devem levar, na segunda e terça-feira (13 e 14), a documentação que comprove dados informados na inscrição.

O diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação (MEC), Vicente Almeida Junior, destaca a importância do comparecimento de candidatos interessados. “Assim, o estudante poderá verificar a possibilidade, a partir das bolsas disponibilizadas, de inclusão no programa”, ressalta.

A lista de espera do ProUni é única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas às políticas afirmativas ou à ampla concorrência. A definição dos estudantes pré-selecionados é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.

Bolsas de estudo

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas e comunitárias de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

A concessão do benefício está condicionada à disponibilidade de bolsas e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

*Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação



Publicidade



FIES - Inscrições para Vagas Remanescentes Começam em 20 de Março

Poderão concorrer candidatos que tenham
participado de alguma edição do Enem desde 2010.


Será aberto no dia 20 de março o período de inscrições para as vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2017.

Os prazos variam de acordo com a condição do estudante. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do Sistema de Seleção do Fies, o FiesSeleção, na internet.

A novidade neste ano é que a Instituição de Ensino Superior (IES) participante terá de fornecer ao Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) a relação dos cursos em que não houver formação de turma, a fim de evitar frustração por parte do aluno, que já fica sabendo de antemão a quais deles pode se candidatar.

As vagas remanescentes servem inclusive àqueles que já tentaram o financiamento pelo processo seletivo regular e não obteve sucesso. Não há, por enquanto, um quantitativo da oferta, uma vez que ainda estão abertas, até o dia 17 deste mês, as inscrições para os estudantes da lista de espera dos pré-selecionados. Em todo o processo iniciado em 7 de fevereiro, o MEC disponibilizou 150.538 vagas para 1.599 IES no País, abrangendo 29.293 cursos.

Poderão concorrer às vagas remanescentes os candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Após o registro no FiesSeleção, o candidato deverá concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) nos dois dias úteis subsequentes. As inscrições serão realizadas observando os seguintes períodos:

De 20 a 24 de março

Não graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.

De 22 a 24 de março

Graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.

De 25 a 31 de março

Não graduados para curso de IES em que não estão matriculados.

De 27 a 31 de março

Graduados para curso de IES em que não estão matriculado.

De 25 de março a 22 de maio

Não graduados para curso de IES em que estão matriculado.

De 27 de março a 22 de maio

Graduados para curso de IES em que estão matriculados.


Publicidade



Delegacia da Mulher Realiza Palestras de Conscientização Sobre "Violência Doméstica", em Bairros de Chapadinha


Em alusão ao Dia Internacional da Mulher - comemorado em 8 de Março, a Delegacia Especial da Mulher de Chapadinha (D.E.M.), com o apoio da Delegacia Regional, promoveu uma semana de conscientização.


Para tal, foi formada uma equipe - capitaneada pela delegada regional, Dra. Ironeide Elvira de Melo, que percorreu alguns bairros da cidade para conversar com a população sobre a importância do combate a violência doméstica. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos de esclarecimentos e que continham os contatos (telefones) da Delegacia para que sejam feitas denúncias caso sofram algum tipo de ameaça e/ou sejam agredidas.

Violência contra a Mulher é crime. DENUNCIE. 
- D.E.M. / Chapadinha = 3471-3762 / 3471-2631 / 3471-3763;
- Central de Atendimento à Mulher = 180;
- Polícia Militar = 190;
- Direitos Humanos = 100;
- Secretaria de Estado da Segurança Pública/MA = 0300-31-35-800 (Interior);
- Ouvidoria da Mulher do Maranhão = 0800-09-84-241 / (98) 3235-3415 / (98) 98427-1002 (WhatsApp) / (98) 98427-3681;

Segue abaixo, outras imagens da ação:




*Com Informações da Delegacia Especial da Mulher (D.E.M.) / Chapadinha


Publicidade



MATA ROMA - Jovem é Assassinado na Porta de Casa



O jovem Zuzimar, de 19 anos, foi morto a tiros na porta de sua casa na noite desta sexta-feira (10), no bairro Primavera, em Mata Roma/MA.

Segundo informações colhidas pela PM, dois meliantes em uma moto, ao chegar na casa da vítima, chamaram-o pelo seu nome e o rapaz ao abrir a porta foi surpreendido com quatro tiros e logo em seguida os autores do crime evadiram-se do local.

Zuzimar foi atingido com um dos projéteis e levado para o hospital de Mata Roma, ainda com vida, logo depois foi transferido para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) em Chapadinha, mas não resistiu.

O motivo do crime ainda não foi divulgado. Zuzimar era filho da dona Sara e do senhor conhecido como "Zuza", em Mata Roma.

Na oportunidade prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares.


Publicidade



CHAPADINHA - SEMED Realiza Homenagem as Especialistas em Educação



Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (SEMED), com os (as) Especialistas em Educação.




Na oportunidade, a SEMED realizou uma singela homenagem alusiva pelo Dia Internacional da Mulher (comemorado dia 8 de Março), a estas importantes educadoras que contribuem e que fazem a diferença na educação do município, e que no momento estavam representando todas as mulheres trabalhadoras.

Embora ausente por motivo de viagem a trabalho, a secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, enviou mensagem para homenageá-las!


Publicidade



sexta-feira, 10 de março de 2017

AGED/Chapadinha - Dr. Carlos Henrique Marques, Participa de Encontro Anual de Gestores em SL

O gestor regional da AGED/Chapadinha, Dr. Carlos Henrique Marques (na foto, de camisa amarela - ao lado do presidente da instituição, Dr. Sebastião Anchieta / de camisa azul), participou ativamente dos dois dias do Encontro.

Título Original - Aged realiza Encontro de Gestores de Unidades Regionais de 2017


Com o objetivo de alinhar as ações e estreitar laços com as Unidades Regionais, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) iniciaram, na quarta-feira (8), o 1º Encontro de Gestores de Unidades Regionais da Aged-MA de 2017. A programação encerrou-se nesta quinta-feira (9), na Escola de Governo (EGMA), em São Luís.

O Encontro tem por finalidade alinhar as informações e ações com as 18 Unidades Regionais da Aged no Estado, com relação ao processo de reestruturação que o órgão passará, visando o fortalecimento das ações e a organização das unidades durante todo este período, garantindo que os serviços oferecidos à população continuem funcionando normalmente.

Presidente da Aged-MA, Sebastião Anchieta, e o
secretário Márcio Honaiser, na abertura do Encontro.

O Presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Sebastião Anchieta, e o secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, informaram como funcionará o processo de reestruturação e os benefícios que as mudanças proporcionarão, financeiramente e estruturalmente para o órgão, fatores que resultarão na melhoria das atividades realizadas e nos serviços oferecidos aos maranhenses. Foram, também, apresentados aos gestores o balanço de ações de 2016, os resultados exitosos nas atividades desenvolvidas e as metas a serem alcançadas ao longo de 2017.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, disse que a Aged é fundamental para o sucesso das ações do Governo do Estado no setor produtivo: “Além dos recordes sucessivos de vacinação contra febre aftosa, que contribui para a competitividade do nosso gado, a sanidade aquícola é essencial para a cadeia de aquicultura e o combate a brucelose e tuberculose é parte das ações na cadeia do leite e, assim, são vários os exemplos de como a Aged é importante para programas como o Mais Produção, Agropolos e outras iniciativas no setor produtivo”.

Para o presidente da Aged-MA, Sebastião Anchieta, a realização deste evento é muito importante para a aproximação das unidades regionais, especialmente neste momento de reestruturação. “Estamos tratando das novas diretrizes para 2017, a partir da nova estrutura que estamos montando, onde o alinhamento é essencial para que os processos ocorram da melhor forma. Este é um momento muito positivo para nossa gestão nesta nova fase que estamos iniciando e o dialogo com as regionais é indispensável”, afirmou.

Reestruturação

A Aged-MA passará por um processo de reestruturação, visando o fortalecimento das atividades de defesa agropecuária no Maranhão. Dentre as medidas, a abertura de cinco novas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (USALV), com a presença de veterinários especializados em municípios de grande demanda, além da implantação de postos de atendimento em diversos municípios, celebrando uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais, garantindo à população serviços da Aged em seu município.


Publicidade



CHAPADINHA - Parceria Município e Estado, Garante Entrega de Mais Mil Cartões do Bolsa Escola


*Secom/Chapadinha

Mais uma ação em parceria com o Governo do Estado será realizada na próxima segunda-feira (13) em Chapadinha, no Ginásio Raimundo Nonato Vale, onde serão entregues mil cartões do Bolsa Escola a famílias carentes.

O evento, que contará com a presença do prefeito Magno Bacelar e da secretária municipal de Assistência Social Dra. Isalena Aguiar, terá início a partir das 8h da manhã.

Os inscritos no programa deverão verificar se seus nomes constam nas listas de distribuição que estão disponíveis nos seguintes locais:

- CRAS e escola João Gomes (no bairro Areal);
- CRAS e escola Isaías Fortes (no bairro Campo Velho);
- CRAS e escola Ana Forte (na Vila Isamara);
- Escola Almada Lima e Secretaria de Educação (no bairro Terras Duras);
- Escolas Agustinho Ribeiro de Aguiar e Carolina Mesquita (no bairro Novo Castelo);
- Prefeitura Municipal, Escola Manoel José de Santana, e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (no CENTRO).

Organização: Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Governo do Estado do Maranhão.

*Extraído do Blog Labareeda Notícias.


Publicidade



O Adeus Ao Amigo, Ronaldo (Cabeleireiro) ...


É com grande pesar que informamos o falecimento do amigo RONALDO (Cabeleireiro), ocorrido na tarde desta quinta-feira (9 de Março), no Hospital Socorrão, na capital São Luís.

Segundo informações, ele teria passado mal enquanto pilotava sua moto e caiu. Foi levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde teve uma parada cardíaca e depois levado a capital São Luís, onde veio a falecer.

O corpo está sendo velado na residência de seus sogros na Segunda Travessa Agustinho Ribeiro de Aguiar, no Bairro Areal, aqui em Chapadinha.

Aos Familiares e Amigos enlutados, nossas sinceras Condolências.


TUTÓIA - Perigoso Assaltante de Motos é Preso por Policiais Militares e Civis



No final da tarde desta quinta-feira (9), por volta das 17h, em uma Operação conjunta, Policiais Militares e Civis da cidade de Tutoia-MA, conseguiram efetuar a prisão em flagrante de Cleiton Pereira da Conceição, vulgo "Baby da Fleixeira", residente no povoado Santa Rosa dos Jardins, naquele município.

Contatos da PM / Chapadinha

Com o mesmo foi encontrado uma Revólver calibre 32, com seis munições intactas, além de 03 (três) motocicletas, sendo que duas foram tomadas de assalto pelo mesmo.

Motos apreendidas na casa de Cleiton

Na Delegacia de Polícia Civil de Tutóia-MA, Cleiton Pereira, já foi reconhecido por várias pessoas como sendo o autor de vários assaltos de motos que vem ocorrendo em toda aquela região.

O suspeito foi entregue no plantão policial daquele Distrito, juntamente com a arma de fogo e os veículos apreendidos, para conhecimento e as providências cabíveis.


Publicidade



16º BPM - Policiais Militares Recuperam (Mais!) 02 Motos, em Chapadinha



Na noite desta quinta-feira (9), por volta das 21h30, os Policiais Militares de serviço na viatura ROTAM, receberam uma informação de que em um matagal nas proximidades do bairro Boa Vista, haviam duas motocicletas escondidas.


De imediato os Policiais Militares se deslocaram até o local informado e constataram o teor da informação, foi encontrada uma moto de marca Honda, modelo Bros, de cor vermelha, Chassi 9C2HD0550BR028040, e uma moto de marca Honda, modelo FAN 125, de cor preta, Chassi 9C2JC4120ER015289.


Ao checarem a procedência dos veículos, os Policiais contataram que a moto BROS, foi tomada de assalto no dia 02 de março de 2017, último (quinta-feira), na pista do Aeroporto de Chapadinha; e a moto FAN foi tomada de assalto no dia 03/03/2017 (sexta-feira) na estrada que liga o povoado Buriti dos Estevão à Chapadinha.

Os veículos foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para que fossem tomadas as providências cabiveis.


Publicidade



CHAPADINHA - Dupla Suspeita de Praticar Assaltos é Presa em Posse de Arma de Fogo, no Bairro Areal

Valdeon e Francisco, e a arma de fogo apreendida.


No início da noite desta quinta-feira (9), por volta das 18h30, a Equipe Águia (policiamento de Motos) quando realizava rondas ostensivas no bairro Areal, avistou dois indivíduos em atitudes suspeitas. Os mesmos, ao avistarem os Policiais Militares empreenderam fuga.


De imediato foi acionado outra viatura que deu total apoio, sendo feito um intenso acompanhamento tático por parte dos policiais, até conseguirem abordar os suspeitos. Após realizarem uma revista pessoal nos indivíduos, encontraram uma arma de fogo de fabricação caseira estilo Pistola, calibre .22 municiada.

Foto de câmera de segurança instalada em uma loja de Chapadinha

Foram presos Valdeon de Almeida Nascimento, 26 anos de idade; e, Francisco das Chagas V. Conceição, 19 anos, ambos residentes em Chapadinha. Após averiguações foi constatado que os mesmo são suspeitos de vários assaltos ocorridos na cidade de Chapadinha, conforme foto de uma câmera instalada em uma loja.

Os conduzidos, juntamente com a arma de fogo, e a motocicleta que eles utilizavam, foram apresentados no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para conhecimento e as providencias atinentes ao caso.


Publicidade



Dia da Mulher - Major Nazaret é Agraciada com o Título Cidadã Chapadinhense

A referida homenagem foi proposta pela vereadora Marcelly Gomes, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos como odontóloga durante estes 15 (quinze) anos em Chapadinha. (Foto: Blog do Foguinho).


A Major Maria de Nazaret Coelho Brito Soares, foi agraciada com o titulo de Cidadã Chapadinhense, no Dia Internacional da Mulher (08/03/2017). Major Nazaret é Oficial-Dentista da Polícia Militar do Maranhão, adentrou nas fileiras da corporação no dia 15 de março de 1994, foi transferida para Chapadinha no ano de 2002, onde tem desenvolvido de forma brilhante o seu trabalho.

A referida homenagem foi proposta pela Vereadora Marcelly Gomes, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos como odontóloga durante estes 15 (quinze) anos em Chapadinha.


Major Nazaret tem várias especializações na área da odontologia, é uma oficial comprometida com a instituição Polícia Militar e toda a comunidade de Chapadinha, uma profissional carismática, e com uma forte formação religiosa, atualmente é coordenadora da Pastoral Familiar de Chapadinha, casada, mãe de 03 (três) filhos, é um exemplo de pessoa.

Ao falar de Chapadinha, a Major Nazaret disse: "Chapadinha me acolheu como filha e rapidamente me senti em casa. Fui muito bem recebida por minha corporação, pelos irmãos de fé, principalmente dá pastoral familiar, que hoje tenho a honra de fazer parte da coordenação e amigos que hoje já considero como família."

"Recebendo essa honraria, me orgulho em dizer que sou Chapadinhense de coração e que amo a minha terra e só tenho a agradecer: a Deus, por todas as maravilhas que Ele realiza em minha vida, a meus pais, pela minha formação espiritual, ética e moral que nortearam meus passos pessoais e profissionais, a toda a minha família, pelo amor dedicado, a meu esposo Cloves, eterno companheiro de momentos bons e ruins, amor da minha vida e a meus amados filhos, Isabela, André e Mateus, tesouros que Deus me deu."


Toda a família Policial Militar do 16º Batalhão, parabeniza este brilhante profissional por mais esta conquista em sua vida! Parabéns, Major Nazaret!


Publicidade



VÍDEO: Vereadora Licinha Cardoso Faz Bela Homenagem às Mulheres, na Câmara de Chapadinha



DIA DA MULHER EM CHAPADINHA - Na manhã desta quarta-feira, 8 de Março, a Câmara Municipal de Chapadinha realizou uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a presença de várias autoridades, como a Juíza de Direito Welline de Souza Coelho - titular da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha; a Delegada da Mulher, Ironeide Elvira de Melo; o Tenente-Coronel, Glauber Miranda Silva; a secretária municipal de Igualdade Racial, Maria Aparecida; e a secretária municipal da Mulher, Lara Poliana Furtado.

Confira o vídeo - Clique aqui = Do Blog do William


Os vereadores e vereadoras homenagearam 23 mulheres que receberam o título de cidadãs chapadinhenses, pelos relevantes serviços prestados à nossa sociedade.


Entre as homenageadas, Dona Francisca Cardoso, que ao longo de muitos anos luta em defesa das crianças e dos adolescentes, como membro do Conselho Tutelar.

Ela foi homenageada pela vereadora Licinha Cardoso (PRB), que se emocionou ao justificar sua indicação. "Há muito tempo que eu admiro Dona Francisca. Eu a conheci ainda em Buriti (MA). Ela sempre lutou pelos direitos da criança e do adolescente. Eu esperei muito que a sociedade desse um título a ela. Certo dia eu disse que se um dia eu fosse vereadora eu daria esse título para a Dona Francisca”, disse a vereadora, com a voz embargada.


Publicidade



Prefeito Magno Anuncia Recursos de 1 Milhão para Chapadinha



Após a reivindicação do prefeito Magno Bacelar, junto a deputada federal Luana Alves, o município de Chapadinha foi agraciado com emendas parlamentar no valor de R$ 1 milhão de reais.

Luana destinou o valor de 750 mil para atenção especializada em saúde, e outra no valor de 250 mil para ações de saúde básica no município.

O prefeito Magno disse que esta é uma grande conquista, para o início de seu governo, e que já tem o destino certo para estes recursos, onde destinará os 250 mil para a aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde e destinará os 750 mil para a compra de equipamentos hospitalares ou investimento na área estrutural do hospital.

O prefeito solicitou também uma emenda para a construção de uma maternidade, mas isso em um outro momento.

*Post resumido. - Leia na íntegra no Blog do Alexandre Cunha


Publicidade



Arquivo do blog