WebNet

WebNet

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Mãe é Detida Por Castigar o Filho Suspeito de Furto

Imagem meramente ilustrativa

Uma mãe foi detida nessa quarta-feira (5), no município de Campestre do Maranhão, após bater e pôr de castigo o filho de 13 anos, suspeito de furto.

Segundo o depoimento de Maria de Lourdes, de 66 anos, o garoto apareceu em casa com um celular que disse ter achado. Como ele não trabalha, ela ficou desconfiada. Porém, a vítima foi até lá e afirmou que o celular era dela e que tinha sido furtado.

A mãe bateu no filho com um cinto e, ainda, o obrigou a se ajoelhar em grãos de milho por uma hora. Ela ainda relatou que não era a primeira vez que o filho cometia a infração Ao tomar conhecimento da ação de dona Maria, o Conselho Tutelar solicitou a prisão dela, que foi indiciada por agressão.



Publicidade



Santa Quitéria Vence o MAC na Abertura do Returno do Campeonato Maranhense


Santa Quitéria, MA

Na tarde desta quarta-feira (5), o Santa Quitéria venceu o MAC por 2 a 1, no estádio Rodrigão. Marciano e Alessandro marcaram os gols da Raposa, enquanto Junior Pirambu descontou para o time atleticano.

Jogador Marciano
Foto: Arquivo

Com a vitória, o Santa Quitéria começa o segundo turno com três pontos, enquanto o Maranhão Atlético Clube (MAC) fica zerado no grupo B. Na segunda rodada o Santa Quitéria encara o Moto no sábado, às 16h no Nhozinho Santos e o MAC encara o Imperatriz, às 16h no Castelão.

Com a bola rolando, o Santa Quitéria saiu na frente somente aos 23 minutos, com Marciano marcando o primeiro gol do jogo. Ainda na etapa inicial, Junior Pirambu igualou o jogo para o MAC.

Na etapa final, logo aos 14 minutos, o Santa Quitéria voltou a frente do placar com gol de Alessandro. A Raposa administrou a vantagem, selando a estreia com vitória no segundo turno do Campeonato Maranhense.



Publicidade



quarta-feira, 5 de abril de 2017

SEDUC-MA - Servidores que Aniversariam em Abril Já Podem Fazer o Recadastramento



Começou nesta segunda-feira (03) e vai até o dia 28 (sexta-feira) a atualização cadastral para os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com data de aniversário neste mês de abril, nas sedes das 19 Unidades Regionais de Educação (URE).


Para fazer o recadastramento, o servidor deverá se dirigir à sede da URE em que está lotado, e apresentar original ou cópia autenticada (caso não possua a original) e cópia de seguintes documentos: RG ou CNH, CPF, PIS/Pasep, Comprovante de residência, contato telefônico e de endereço eletrônico (caso tenha), dados bancários e preencher a ficha de atualização, declarando o local onde, de fato, está exercendo sua função. Somente será considerado atualizado o cadastro que apresentar todos os documentos exigidos no decreto. Após a atualização, o servidor receberá um comprovante de que atualizou ou confirmou seu cadastro funcional.

Devem fazer a atualização cadastral funcionários públicos ativos, efetivos, contratados e comissionados do quadro da Secretaria. Aqueles que se encontram cedidos, afastados, permutados e licenciados também devem realizar a atualização cadastral. Apenas os servidores inativos não precisam fazer recadastramento.

A Secretaria lembra ainda que não haverá prorrogação de prazo. Quem não fizer o recadastramento no período estabelecido, só poderá regularizar a situação comparecendo ao setor de Recursos Humanos (RH) da Seduc, em São Luís.

A Seduc alerta que o servidor que não fizer o recadastramento no mês do seu aniversário terá o salário suspenso no mês subsequente. Além disso poderá implicar na abertura de procedimento administrativo, objetivando a apuração dos fatos e, se for o caso, aplicação das penalidades previstas em lei. Neste mês de março a Seduc solicitou a suspensão do pagamento de 708 servidores do órgão, nascidos em janeiro e fevereiro, que não efetuaram o recadastramento obrigatório.

Os servidores lotados na Unidade Regional de Educação de São Luís deverão realizar o recadastramento no seguinte endereço: Rua Paulo Frontin, Nº 368, Retiro Natal – Monte Castelo (próximo à Avenida Kennedy, em frente ao restaurante Doce Pecado), no horário das 09h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: http://www.educacao.ma.gov.br/atualizacao-cadastral/



Publicidade



CHAPADINHA - SEMED Realiza Capacitação para Professores do Sistema Municipal de Ensino



A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ofereceu ainda capacitação para os professores da rede municipal de ensino em parceria com a Editora Positivo, ao todo serão oferecidas 400 horas de capacitação ao longo do ano letivo.


A abertura do evento (veja aqui) contou com a presença do prefeito Dr. Magno Bacelar, da secretária municipal de Educação, Danúbia Carneiro, e dos vereadores Nonato Baleco, Netinho Gedeão, Missicley Araújo, Luis Barbeiro e Marcely Gomes.


O projeto Aprende Chapadinha, será a peça fundamental para que a educação do município venha melhorar os índices educacionais no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O projeto será um grande desafio para os novos gestores, onde os alunos da rede municipal de ensino terão oportunidade de aprender de forma mais eficaz com os novos livros que serão distribuídos na sala de aula” - ressaltou Danúbia.


O evento serviu também para que o prefeito Magno Bacelar e a secretária Danúbia Carneiro, mostrassem os novos livros e kits escolares que servirão para o ensino infantil e fundamental.

Todo esse projeto é também, um espelho do sistema educacional indicado pelos PCN'S - Parâmetros Curriculares Nacionais e que servirá de modelo para as escolas de Chapadinha.

A SEMED ofereceu ainda capacitação para os professores da rede municipal de ensino em parceria com a Editora Positivo, ao todo serão oferecidas 400 horas de capacitação ao longo do ano letivo.

Abaixo, segue mais registros (fotos) do evento:













Publicidade



MAGALHÃES DE ALMEIDA - MPMA Firma Acordo para Realização de Concurso para Câmara de Vereadores


O Ministério Público do Maranhão (MPMA) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 31 de março, com a Câmara de Vereadores de Magalhães de Almeida, objetivando a realização de concurso público para provimento de todos os cargos efetivos do quadro de servidores da casa legislativa, atendendo ao disposto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal.

Em 60 dias, a Câmara Municipal deverá aprovar o Projeto de Lei nº 005/2016, pondo fim aos cargos criados pelas leis municipais nº 463/2015 e nº 99/98, que serão revogadas.

No prazo de 120 dias, a Câmara se comprometeu a concluir o processo licitatório para contratação da entidade responsável pelo concurso, não podendo aplicar qualquer ato administrativo de dispensa ou inexigibilidade de licitação.

O Legislativo Municipal deverá concluir o concurso, com homologação, exoneração dos atuais servidores e nomeação dos aprovados, no prazo improrrogável de 196 dias.

Pelo MPMA, assinou o acordo o promotor de justiça Elano Aragão Pereira, titular da Comarca de Magalhães de Almeida. Subscreveram pela Câmara o presidente, vereador Osmar Araújo Portela, e o assessor jurídico Dalmo Candeira Silva.

Também foi estabelecido que o Legislativo não poderá incluir no edital do concurso qualquer regra que beneficie os atuais ou ex-ocupantes de cargos públicos, de forma a assegurar a participação igualitária de todos que queiram concorrer aos cargos.

Os aprovados deverão ser nomeados até o dia 13 de outubro de 2017, bem como nomear os excedentes, conforme a necessidade do serviço público.

No acordo, a Câmara reconheceu a ilegalidade de eventuais contratações por tempo determinado durante a vigência do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Todos os servidores, que não se enquadram nas leis municipais nº 463/2015 e nº 99/1989, deverão ser exonerados no prazo de 15 dias. Os que se enquadram deverão ser desligados no ato da nomeação dos aprovados no concurso.

Fica a Câmara de Magalhães de Almeida, como também o seu representante legal, Osmar Araújo Portela, e sucessores, sujeitos ao pagamento de uma multa diária no valor de R$ 250, em caso de descumprimento parcial ou total, de qualquer cláusula do termo.

A não adoção das medidas ajustadas no prazo estabelecido poderá configurar ato de improbidade administrativa contra o presidente da Câmara de Vereadores.

O município de Magalhães de Almeida fica localizado a 404 km de São Luís.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)


Publicidade



VARGEM GRANDE - Polícia Militar Efetua Prisões na Sede e na Zona Rural do Município

Adriano Santos da Silva, de 24 anos; e, Antônio Celso da Conceição, conhecido como Cabeludo, de 45 anos. Acusados presos.


PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E EXERCÍCIO ARBITRÁRIO DAS PRÓPRIAS AÇÕES

Material apreendido

Na manhã desta terça-feira (04), por volta das 9h30, a guarnição em serviço da Polícia Militar de Vargem Grande/MA foi informada de uma confusão na zona rural do município, mais precisamente no povoado Boi Manso. Chegando lá foi constatado que um homem identificado como Valdecir Gomes da Silva, de 54 anos, teria matado, à tiros de espingarda, um boi que havia entrado em sua roça. O animal era de propriedade de Nair Bezerra, de 48 anos.

Quando os policiais chegaram o animal já não estava mais lá, pois os moradores haviam tirado o couro e dividido a carne entre eles. O autor foi conduzido, sem lesões corporais, para a Delegacia de Vargem Grande, para que fossem tomada as medidas cabíveis.

Contatos da PM/Chapadinha

TRÁFICO DE DROGAS

Acusados presos

À noite, por volta das 22h, a Polícia Militar conseguiu efetuar as prisões de Antônio Celso da Conceição - conhecido como "Cabeludo", de 45 anos, e Adriano Santos da Silva, de 24 anos. Com eles os policiais militares apreenderam aproximadamente 200 gramas de substância semelhante a maconha, duas facas, um relógio, dois aparelhos celulares, uma importância de R$ 23,00 e papelotes para embrulho da maconha.

Os autores foram conduzidos, sem lesões corporais, para a Delegacia de Vargem Grande para que fossem tomadas as medidas cabíveis.


Publicidade



PROCON-MA - "Operação Batismo" Combate Revenda de Combustíveis Adulterados em Chapadinha e Milagres do MA



O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA), nesta terça-feira (4), fiscalizou todos os postos de combustíveis nos municípios de Chapadinha e Milagres do Maranhão. A terceira etapa da Operação Batismo fiscalizou um total de 18 postos na região por força de convênio com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Polícia Militar.


CHAPADINHA
O posto Jerusalém, localizado no Centro de Chapadinha, na Av. Presidente Vargas, teve duas bombas lacradas por irregularidade com relação à qualidade e erro na medição de quantidade da gasolina comum. Já o posto Jerusalém, também em Chapadinha na Rua Augusto Barbosa, Corrente, foi totalmente interditado por falta de licença da ANP, publicidade enganosa, prática abusiva prevista no artigo 37 e 66 do Código de Defesa do Consumidor, ao vender álcool no lugar de gasolina. O posto, ainda, infringiu o direito à vida, saúde e segurança do consumidor, previsto pelo artigo 6° inciso I do CDC, ao comercializar água e refrigerantes vencidos.

Os postos Pinheirão (Rodovia MA-230 e bairro Ataliba) e Alvorada3 (Rodovia MA-230) não apresentaram irregularidades com relação à qualidade dos combustíveis e quantidade medida nas bombas. Também os postos Jerusalém (Recanto dos Pássaros), RR (bairros Novo Castelo, Isamara e Areal), Vemasa (Rodovia BR-222), Santo Antonio (Centro), Posto Sanção (Bairro Areal), Auto Posto BS (Centro), Chapadinha (Centro) e Alvorada 1 (Terras Duras), todos em Chapadinha, não apresentaram inconformidades, tendo os combustíveis dentro dos padrões de qualidade e quantidade da ANP. Igualmente, os combustíveis do Posto Milagrense, no centro de Milagres, estavam em conformidade.

MILAGRES DO MA
Em Milagres do Maranhão, o posto Cardoso (localizado no Centro da cidade, na Av. José Fernandes Oliveira) também foi totalmente interditado por falta de licença ambiental e da ANP.

Duarte Júnior - presidente do Procon/MA, acompanhou os trabalhos

Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, garantiu que através da Operação Batismo todos os postos do Maranhão serão fiscalizados até o fim de 2017. “Estamos percorrendo cidades nunca visitadas. Não vamos descansar até fiscalizar todos os postos do Maranhão e assegurar o pleno respeito ao direito dos consumidores, combatendo o crime organizado, os combustíveis adulterados, o aumento injustificado e a prática ilegal de cartel”, afirmou o presidente.

Os postos notificados por documentação terão 48 horas (alvará de funcionamento) e 30 dias (licença ambiental e certificado do Corpo de Bombeiros) para correção. Já os postos que tiveram bombas lacradas e foram autuados terão que regularizar o equipamento e apresentar à ANP documentos que comprovem a solução das irregularidades, além de apresentar defesa administrativa. A multa para o posto que violar o lacre de interdição sem estar regularizado é de R$ 50 mil. As fiscalizações vão ocorrer em todos os postos do Maranhão até o final do ano. Caso o consumidor suspeite de qualquer desrespeito aos seus direitos, pode formalizar denúncia por meio do aplicativo, site ou em qualquer unidade física do Procon/MA.

Resultado da Fiscalização:

Chapadinha

– Posto Jerusalém (Centro) – duas bombas lacradas por qualidade e volumetria da gasolina comum;

– Posto Pinheirão (Rodovia MA 230) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Pinheirão (Bairro Ataliba) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Alvorada 3 (Rodovia MA 230) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Jerusalém (Rua Augusto Barbosa) – completamente interditado, duas bombas e bicos lacrados por falta de licença da ANP, propaganda enganosa e produtos vencidos;

– Posto Jerusalém (Recanto dos Pássaros) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto RR (Bairro Novo Castelo) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto RR (Bairro Vila Isamara) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto RR (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Sanção (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Delta (Bairro Areal) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Vemasa (Rodovia 222) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Santo Antonio (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Auto Posto BS (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Chapadinha (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Alvorada 1 (Terras Duras) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria.

Milagres do Maranhão

– Posto Milagrense (Centro) – sem irregularidades quanto à qualidade e volumetria;

– Posto Cardoso (Centro) – completamente interditado por falta de licença da ANP.


Publicidade



terça-feira, 4 de abril de 2017

Em Parceria com a PM, Operação do Procon Fiscaliza Postos de Combustíveis em Chapadinha, Nesta Terça (4)


O objetivo da operação é fiscalizar a qualidade do combustível distribuído aos chapadinhenses, como também a regularização do preço.




Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (4), o diretor do Procon no Maranhão, Duarte Junior, juntamente com a Polícia Militar, estão fiscalizando possíveis irregularidades nos postos de combustíveis em Chapadinha.



Em contato direto com o Blog do Foguinho, o PROCON informou que um dos postos já foi interditado por irregularidades, como mostram as imagens.

Os postos interditados só poderão voltar a abastecer veículos após a regularização, mas neste momento não poderão funcionar.


O próprio Diretor do Procon, Duarte Jr., fiscaliza e acompanha toda a operação.



Como se confere acima nas imagens, um dos postos já foi lacrado pela equipe. O objetivo da operação é fiscalizar a qualidade do combustível distribuído aos chapadinhenses, como também a regularização do preço.



Todos os detalhes daqui a pouco.


Publicidade



segunda-feira, 3 de abril de 2017

Prefeitura de Chapadinha Convoca Sorteados do "Minha Casa, Minha Vida", RESIDENCIAL RENASCER I e II, que Estejam com Pendências


*Com informações do Blog do Alexandre Cunha

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2017 - SEMAS.

A Prefeitura de Chapadinha-MA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) – juntamente com o programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", divulga o Edital de Convocação 01/2017. O presente Edital torna pública a convocação dos candidatos sorteados do Programa Minha Casa, Minha Vida, referentes às unidades habitacionais do empreendimento denominado RESIDENCIAL RENASCER I e II, no bairro Areal, cujo sorteio foi realizado no dia 10 de janeiro de 2016.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que convoca os sorteados titulares e suplentes das unidades habitacionais do Residencial Renascer I e II que estão com PENDÊNCIAS em seus dossiês a comparecerem à Secretaria por ordem alfabética a partir desta segunda-feira, dia 03 de abril de 2017.

Vale ressaltar que os beneficiários que não comparecerem ao setor, em conformidade com este edital, estarão sujeitos a serem automaticamente substituídos por membros da lista suplência pela ausência da documentação.

1° bloco de convocados: Letras iniciais de A a E de 03 a 07 de abril;
2° bloco de convocados: Letras iniciais de F a J dias 10, 11 e 17 a 19 de abril;
3° bloco de convocados: Letras iniciais K, L, M dias 20, 24 a 28 de abril e 2 de maio;
4° bloco de convocados: Letras iniciais de N a R de 03 a 05 de maio;
5° bloco de convocados: Letras iniciais de S a Z de 08 a 10 de maio.

Ressaltamos que os beneficiários que se encontram com os dossiês aprovados NÃO PRECISARÃO COMPARECER À SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SEMAS.

A relação dos sorteados com pendência estará anexada nos murais informativos dos seguintes lugares:

• Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS;
• Prefeitura Municipal de Chapadinha;
• Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS;
• Centros de Referência da Assistência Social – CRAS (Areal, Vila Izamara, Campo Velho);
• Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.


Publicidade



Inscrições para Processo Seletivo da Seap Continuam Abertas; Há Vagas para Chapadinha

A lotação dos selecionados será nas unidades prisionais em Balsas, Chapadinha, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, São Luís e Açailândia.

A Secretaria do Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap) abriu os editais de processo seletivo ordenados pelos números 26, 27, 28, 29,30, 31, 32, 33, 34, 35, 36 e 37/2017. O objetivo é contratar profissionais de nível médio e superior, proporcionando remunerações de R$ 1.500 ou R$ 3.000, conforme a vaga.

As oportunidades são para Auxiliares de Segurança Penitenciária Temporário, além de Especialistas Penitenciários nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Direito e Terapia Ocupacional e Técnico (a) em Enfermagem. A lotação dos selecionados será nas unidades prisionais em Balsas, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, São Luís, Chapadinha e Açailândia.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de abril de 2017, pelo site da Seap - clique aqui. Os inscritos serão selecionados por meio de três etapas, que seguem a seguinte ordem: análise curricular; investigação social e curso de formação profissional.

O prazo de validade do processo seletivo é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período.



Publicidade



16º BPM - Operação Conjunta Entre GSA e Polícia Civil, Recupera 10 Motos Roubadas na Zona Rural de Chapadinha



Na última sexta-feira, dia 31/03/2017, e nesta segunda-feira (03/04/2017), após denuncias de que na zona rural de Chapadinha haviam vários veículos roubados circulando na Zona Rural de Chapadinha, uma Operação Conjunta entre o Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 16º Batalhão, juntamente com o investigador da Polícia Civil, Itamar Macedo, conseguiram recuperar 10 (dez) veículos que estavam com o registro de Roubo/Furto, a Operação foi desencadeada nos povoados Lagoa Amarela, Laranjeira, Fernandes e Santa Rita.


Foram recuperadas no dia 31/03/2017 = 01 POP 100 BRANCA Chassi 9C2HB021FR473291; 01 POP 100 PRETA chassi 9C2KDO550CR548509; 01 POP 100 PRETA chassi 9C2HB0210ER441557; 01 BROZ 150 PRETA Chassi 9C2HD0210ER006562; 01 BROZ 160 PRETA Chassi JC2KD0810GR443062; 01 BROZ 125 PRETA Chassi JC2KD0550DR210863; 01 TITAN 150 VERMELHA Chassi 9C2KD1680ER547189.


Nesta segunda (03/04), foram recuperadas = 01 BROZ Vermelha Chassi 9C2JD2320ER002295; 01 FAN 125 VERMELHA Chassi 9C2JC4120CR503045; 01 BIZ PRETA Chassi 9C2KD0810GR443062. Todos os veículos foram entregues no plantão central da Delegacia de Policia Civil de Chapadinha, para as providências cabíveis.


Publicidade



CHAPADA FELIZ - ( FOTOS ) Ganhadores da 96ª Extração - Domingo, 02.Março.2017

Compre já a sua Cartela(s) da 97ª Extração
Especial de Páscoa!!!

Ganhadores da 96ª Extração - Domingo, 02.Março.2017


1º Prêmio - (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)

Nome: Eduardo Borges Barros
Cartela: 07202-85
Travessa Saraiva, Nº 488 - Bairro: Aparecida
Chapadinha-MA
Vendedor: Josy


2º Prêmio - (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)
Nome: Maria Deydyane Araújo Santos
Cartela: 00265-89
Povoado Mancinho - Zona Rural
Brejo-MA
Vendedor: Farmácia do Trabalhador


3º Prêmio - (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)
Nome: Davi Luiz de Brito Veras
Cartela: 07984-74
Rua: Vila 18, S/N - Bairro: Escalvado
Brejo-MA
Vendedor: Arena Bar


4º Prêmio – (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)
Nome: Rosa Portela (1º Ganhador)
Cartela: 27942-09
Rua: Árvore Verde, S/N - Zona Rural
Brejo-MA
Vendedor: Penteado J. Campos


Nome: Domingos Vieira dos Santos (2º Ganhador)
Cartela: 14233-64
Rua: Antônio Lobo Neto, Nº 383
Bairro: Campo Velho
Chapadinha-MA
Vendedor: Domingos


5º Prêmio – (R$ 14.000,00 - Quatorze Mil Reais)
Nome: Luís Mesquita da Silva
Cartela: 04244-74
Rua: Marcelino Monteles, Nº 270
Bairro: Centro
Anapurus-MA
Vendedor: Comercial Cardoso



Arquivo do blog