WebNet

WebNet

sábado, 10 de junho de 2017

TUTÓIA - Realizado Encontro Regional de Secretários Municipais de Turismo



Na última quinta-feira (08) ocorreu em Tutóia/MA, o Encontro de Secretários Municipais  de Turismo, onde foram abordados diversos temas sobre o turismo em nossa região.

Estiveram presentes os secretários dos municípios de Tutóia, Paulino Neves, Água Doce e Arioses, que debateram temas relevantes para a o crescimento do turismo na região, onde a 'Rota das Emoções', foi um dos temas.


O secretário municipal de Turismo de Araioese, Robinson Medeiros, entregou documentação para cadastramento junto ao Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, o que irá possibilitar a captação de recursos para o turismo araiosense.

A comitiva araiosense contou com o secretário de administração Rafael Gomes Leal e a assessora da Secretaria Municipal de Turismo, Juliana.


Nosso objetivo na secretaria e dar notoriedade ao turismo em Araioses e a entrega dessa documentação para ser entregue ao Ministério do Turismo é de grande importância”, afirmou, Robinson Medeiros.

Robinson Medeiros não mede esforços para colocar Araioses no cenário turístico nacional, onde sempre tem buscado parcerias benéficas para o município e representando Araioses nos eventos turísticos.



Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Promove Diálogo com Servidores da Saúde

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e área interna

Da SECOM / PMC

A Prefeitura de Chapadinha realizou na última quinta-feira (08), no Aldeota Clube, um diálogo com servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

A imagem pode conter: 7 pessoas

Na oportunidade o prefeito, Magno Bacelar, fez a apresentação oficial de Mônica Pontes como nova secretária de Saúde, enalteceu a participação dos servidores e se comprometeu em continuar avançando para melhorar a saúde do município.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A secretária municipal de Saúde, Mônica Pontes, convocou os servidores para ajudá-la na gestão e se mostrou otimista para conseguir novas conquistas para o setor, buscando parcerias e trabalhando de forma compartilhada.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 11 pessoas, multidão

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé, casamento e área interna

O evento, bastante concorrido, reuniu ainda secretários, vereadores, assessores e integrantes da equipe jurídica.



Publicidade



Quer Saber Onde Ganhar Benefícios ao Abastecer seu Veículo? Pergunta Lá no Posto Ipiranga!!!


Conteúdo Publicitário

O Posto Ipiranga Chapadinha inova mais uma vez, apresentando de forma inédita o programa de fidelidade KM DE VANTAGENS.

E continua a promoção de inauguração!

Com ele, o cliente que abastece nos postos Ipiranga, acumula pontos para trocar por produtos, descontos, milhas de passagens aéreas, aluguel de carro, concorre a promoção exclusivas, adquire o cartão Ipiranga e várias outras vantagens.

O cadastro pode ser feito no site Ipiranga.com.br, baixando o App 'Km de Vantagens', em seu smartphone ou PC.


Corra já no posto Ipiranga, em Chapadinha, e faça seu cadastro na hora com a promotora Wylliane Santos, que lhe passará todas as informações.

#UmMundoDeVantagens
#KmDeVantagens
#PerguntaLáNoPostoIpiranga



BR-135 - Colisão Entre Montana e Caminhão Deixa uma Vítima Fatal


Na tarde deste sábado (10), por volta das 14h30, um grave acidente foi registrado na BR-135, no KM 57, entre o Posto Afif e o Italuís, onde uma picape Chevrolet Montana colidiu na traseira de um caminhão carregado com tubos de oxigênio.


Chovia no momento. O caminhão reduziu a velocidade para transpor uma lombada, quando foi colidido pela Montana. O condutor da picape, identificado como José Ribamar Almeida Silva, de 54 anos, ficou preso nas ferragens e, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Fonte: PRF


Publicidade



VARGEM GRANDE - Dois Menores são Conduzidos por Tráfico de Drogas e Posse Ilegal de Arma de Fogo

Menores conduzidos


No final da tarde da última quinta-feira (08), por volta das 17h30, policiais militares de Vargem Grande/MA, foram informados de que na casa de um indivíduo identificado apenas como Gustavo (contumaz na prática de crimes na cidade) estariam alguns suspeitos de praticarem uma onda de roubos a celulares na cidade.

Com o apoio da polícia civil, a guarnição chegou na residência, localizada na Rua Formosa, no bairro São Miguel, e realizaram um cerco. Gustavo conseguiu fugir tomando rumo ignorado, mas, dois menores de idade F. I. de L. C., de 16 anos, e A. M. S., de 17 anos, foram capturados.

Material apreendido

No interior da residência foram encontrados uma arma de fogo tipo garrucha, um simulacro de arma de fogo, 16 cabeças de maconha (tof tof), um rolo plástico utilizado para embalar a droga, um facão, duas impressoras HP e um celular Samsung J1. Os suspeitos foram apresentados na Delegacia local juntamente com o material apreendido.



Publicidade

Av.: Presidente Vargas - Bairro Corrente
(próximo ao colégio C.E. Raimundo Araújo)


SANTA QUITÉRIA/MA - Sebrae e Prefeitura Alinham Ações para o Município

Equipe da prefeitura participa de treinamento

Após adesão à RedeSimples, o município agora planeja ações de fomento ao empreendedorismo e conta com a parceria do Sebrae.

Como forma de dar continuidade a parceria existente com o município de Santa Quitéria do Maranhão, o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, esteve recentemente na cidade reunido com secretários municipais, planejando ações a serem realizadas ao longo do ano de 2017.

Durante a reunião ficou prevista a realização de capacitações para os empresários e empreendedores rurais, além da inauguração da Sala do Empreendedor até o início do segundo semestre deste ano.


Esse alinhamento de ações a serem realizadas no município é fruto da recente adesão do município a Rede Simples, assinada pelo prefeito Alberto Rocha, no último dia 15 de maio.

A Rede, tem o objetivo de desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas e o Sebrae é um dos parceiros desse projeto, que tem sensibilizado os municípios, mostrando a importância e os benefícios do sistema para a economia local.

O prefeito Alberto Rocha comemora a conquista e se diz otimista diante da parceria com o Sebrae. “O município deu um salto importante ao aderir a RedeSimples, pois é muito bom saber que teremos um sistema que irá facilitar o processo de formalização de empreendimentos em nossa cidade. Acredito que teremos um avanço importante na economia local e com a parceria do Sebrae será possível alcançarmos resultados bem mais positivos”, ressaltou o prefeito. 

O outro passo dado foi a capacitação dos servidores envolvidos de setores envolvidos com o sistema.


Para o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, as parcerias que estão sendo alinhadas são de grande importância para o cumprimento da missão do Sebrae em fomentar o empreendedorismo nos municípios. “O Sebrae possui diversas soluções para atender as demandas que surgem nos municípios, e para efetivar essas ações as parcerias são relevantes para o alcance de resultados positivos”, disse David.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma
Contatos: (98) 99152-8936
Sebrae / Chapadinha/ MA (98) 3471-0741


Publicidade



Em Parceria com a SES, Prefeitura de Chapadinha Promove Mutirão do Glaucoma Neste Domingo (11)


Numa ação articulada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde, oportunizará que a cidade de Chapadinha receba a caravana do Mutirão do Glaucoma. A ação visa sobretudo o acesso da população a consultas olftamológicas para promover a prevenção, bem como a distribuição de medicamentos para o tratamento de quem já possui a doença.

A doença, caracterizada por uma lesão no nervo óptico, pode causar cegueira. O grupo de risco inclui pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

Durante o atendimento no mutirão, os pacientes passam por três tipos de exames, a campimetria, a tonometria e a fundoscopia. Os procedimentos servem para verificar falhas no campo de visão central e periférica do paciente, medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. Com os resultados dos exames, os pacientes passam por avaliação médica, onde são orientados e encaminhados para tratamento adequado.

Essa é uma parceria importante para que tenhamos as condições de prevenir e ao mesmo tratar as pessoas que já foram acometidos dessa doença que é grave. Estaremos dando todo o suporte para que tenhamos êxito nessa ação e possamos atingir o maior número de pessoas possível”, informou a secretária de saúde Mônica Pontes.

A atividade está marcada para acontecer neste domingo (11), a partir das 14h, no Centro de Especialidades Benu Mendes.

Extraído do Portal Gaditas
*Com contribuição do Portal do Governo do Estado



Publicidade



sexta-feira, 9 de junho de 2017

CHAPADINHA - Juiz Concede 'Habeas Corpus' e Ewerton e Sr. Cardoso Já Estão em Liberdade

Momento da prisão dos senhores Ewerton e Cardoso


Pouco mais de 24 horas depois de terem sido presos na agência da Caixa Econômica Federal de Chapadinha, tentando realizar saque com documentos falsos, Isnaldo Cardoso da Silva (Sr. Cardoso) e Ewerton Veras Barroso (Ewerton) já estão em liberdade. A dupla passou a noite no presídio de Chapadinha.

Na tarde desta sexta-feira (09) o Juiz de Direito da Comarca de Chapadinha, Cristiano Simas de Sousa, vendo que os acusados, soltos, não poriam em riscos a sociedade ou incorreriam em um dos requisitos inerentes à prisão preventiva, decidiu por decretar a liberdade provisória de ambos através de habeas corpus.

Advogado Pablo Sampaio

Mesmo em liberdade, Sr. Cardoso e Ewerton deverão atender diversas solicitações da Justiça.

Veja quais são:
Comparecimento periódico e quinzenal ao Juízo (levando-se em consideração a data de intimação da presente decisão), para informar e justificar suas atividades; Comparecimento a todos os eventuais atos processuais vindouros; Comunicação ao Juízo de eventual mudança de endereço; Não se ausentar da Comarca, por mais de 10 (dez) dias, sem autorização do Juízo; Não se embriagar ou frequentar bares, boates ou estabelecimentos congêneres; Não portar arma ou artefato que possa causar lesão individual ou perigo comum; Não manter contato com a vítima e/ ou qualquer pessoa que tenha tido relacionamento factual ou pessoal com o fato delituoso investigado nos presentes autos; Recolher-se ao domicílio, no período noturno e nos dias de folga.

Agora a polícia civil dará prosseguimento ao inquérito e, ao concluir, encaminhará os autos para o Ministério Público, que analisará o caso e ver se apresenta ou não a denúncia, daí os autos serão encaminhados ao Magistrado, que analisará se recebe ou não a denúncia e segue-se o processo. Por fim, se condenados, os acusados poderão pegar de um a cinco anos de prisão pelo crime de estelionato.

O caso está sendo acompanhado pelo competente advogado Pablo Henrique Sampaio Portela, que desde o primeiro momento trabalhou de forma incansável para colocar seus clientes em liberdade. No início, Pablo Sampaio foi impedido de exercer seu trabalho pois o gerente da Caixa Econômica, de forma arbitraria, impediu que o advogado adentra-se na agência (reveja).

Abaixo a decisão do Juiz da Comarca de Chapadinha:





Publicidade



SEDUC - Inscrições Abertas para Seleção de Alfabetizadores e Coordenadores de Turmas da 2ª Fase do ‘Sim, Eu Posso!



Até a próxima quarta-feira (14), estão abertas as inscrições do processo de seleção pública para preenchimento de vagas de coordenadores de turmas e alfabetizadores para atuarem na 2ª fase da Jornada de Alfabetização ‘Sim, Eu Posso!’ – Círculo de Cultura, em 15 municípios maranhenses. As inscrições iniciaram na última quarta-feira (7) e são feitas nos municípios e locais indicados no edital. Ao todo, foram disponibilizadas 587 vagas imediatas para alfabetizador e 87 para coordenador de turma, além de 848 vagas de cadastro de reserva para as duas funções.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher a ficha fornecida no local de inscrição e apresentar cópias e originais dos documentos. Para alfabetizador, o principal requisito é ter Ensino Médio completo e a bolsa é no valor de R$ 600,00. Já para a vaga de coordenador de curso a bolsa é no valor de R$ 900,00 e a exigência é que tenha ou esteja cursando o ensino superior.

No ato da inscrição o candidato deverá optar pelo município e pela categoria para os quais deseja concorrer. Cada candidato poderá fazer somente uma inscrição. Havendo mais de uma inscrição será validada apenas a de data mais recente.

O processo seletivo será coordenado pela Gerência de Concursos (GCONC) da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Ufma (FSADU). O edital está disponível para consulta no site da Fundação, nos seguintes endereços eletrônicos www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br.

Nesta segunda fase, o projeto abrangerá os municípios de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Santana do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão, São Roberto, Afonso Cunha, Marajá do Sena, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão e Belágua e seus povoados

O programa

O ‘Sim, eu posso!’ é um método inovador de ensino, concebido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac) e aliado aos círculos de cultura da pedagogia de Paulo Freire. O projeto integra a mobilização pela alfabetização dentro do Plano de Ações ‘Mais IDH’, instituído pelo governador Flávio Dino, com o objetivo de reduzir os índices de analfabetismo no estado.

A 1ª etapa do programa, que tem a coordenação das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e execução do MST, foi realizada no ano passado, em oito municípios maranhenses.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Restabelece Fornecimento de Água na Rua do Sol

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Nesta sexta-feira (09) a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Mobilidade Urbana (Semosp), deu início à segunda etapa dos trabalhos de manutenção e recuperação dos poços de água do município.

A imagem pode conter: planta, árvore, bicicleta, céu, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 1 pessoa, céu, motocicleta e atividades ao ar livre

A rede de distribuição da Rua do Sol foi restabelecida nesta sexta-feira (09), e novamente com água a disposição da população.

*As informações são da SEMOSP, publicada na sua fanpage na rede social Facebook.



Publicidade



Magalhães de Almeida, Milagres e Outros 9 Municípios Maranhenses são Beneficiados com Patrulhas Agrícolas para Reforçar Produção da Agricultura Familiar

Patrulhas agrícolas reforçarão PAA nos municípios beneficiados.
(Foto: Karlos Geromy/Secap)

Título Original Governo Entrega 11 Patrulhas Agrícolas para Reforçar Produção da Agricultura Familiar

Da Secap

Para o fortalecimento da agricultura familiar, o governador Flávio Dino entregou, nesta semana, 11 patrulhas agrícolas que beneficiarão nove municípios e duas associações. A entrega das máquinas – que foi só mais um, entre o conjunto de investimentos para o setor realizado pelo governador em solenidade na manhã do dia 7 – potencializarão o trabalho dos agricultores familiares no preparo do solo, plantio e agilidade na colheita.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a entrega da patrulha, somada a outras ações que impulsionam a agricultura familiar, revelam a preocupação da gestão em aumentar a autonomia do homem e da mulher do campo, ao mesmo tempo que melhorar o desenvolvimento econômico dos municípios.

O Governo do Maranhão mais uma vez faz as ações direcionadas para o fortalecimento da agricultura familiar como um dos eixos principais para o desenvolvimento do estado. Além da entrega do título de terras e do apoio à assistência técnica, entregamos as patrulhas mecanizadas, com implementos agrícolas, que vão fazer com que o produtor familiar possa produzir ainda mais. E possa, dentro de uma perspectiva bem melhor, evitar as queimadas, porque quando você mecaniza as áreas, evita isso”, explicou o secretário Adelmo, que ainda gerencia o Sistema SAF, composta pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), do Instituto de Colonização e Terras (Iterma) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap

As 11 patrulhas agrícolas beneficiarão Duque Bacelar, Itinga, Lago da Pedra, Magalhães de Almeida, Milagres, Paraibano, Peritoró, Santa Rita, São Francisco, São João do Paraíso e São João do Sóter, além de duas associações.

Em Duque Bacelar, o veículo chegou em boa hora. Segundo o prefeito Jorge Oliveira, os trabalhadores rurais estavam precisando deste incentivo. “A importância para a cidade é muito grande. Duque Bacelar é terra de homem trabalhador e estavam precisando gradear e arar a terra para plantar feijão e melancia e agora vão poder fazer isso”, defendeu.


Em Lagoa Grande, a nova patrulha também muito vai ajudar muitos as famílias do campo a aumentarem e qualificarem a produção, o resultado é garantia de dias melhores para eles. “Estou muito feliz de receber, em nome da nossa comunidade de Lagoa Grande, esse trator para beneficiar as terras de muitos trabalhadores rurais. Ficamos muito gratos ao Governo do Estado, e estão levando dignidade e melhoria da qualidade de vida para essas famílias do Maranhão”, pontuou o prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas.



Publicidade



CHAPADINHA - Maternidade Municipal Esclarece Atendimento à Paciente de Outro Município

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Da SECOM / PMC

A Maternidade Municipal de Chapadinha vem, por meio desta nota, esclarecer os fatos envolvendo o atendimento a uma gestante do município de Brejo-MA, que foi questionado nesta sexta-feira (09), em redes sociais,

A gestante deu entrada nesta unidade de saúde no dia 09/06/2017, às 02h12 (madrugada), tendo sido atendida e avaliada pelo médico plantonista que constatou PA: 130/80 mmHg e colo pérvio para 01 cm (dilatação).

No entanto, os 30 leitos disponíveis na unidade estavam todos ocupados e a mesma foi orientada a seguir para São Luís-MA.

Mesmo orientando, o médico plantonista convidou a técnica em enfermagem que acompanhava a paciente para constatar in loco a superlotação da unidade.

A paciente visitou todas as dependências e pode confirmar o que havia sido relatado pelo médico e decidiu seguir para São Luís.

A Maternidade Municipal de Chapadinha é referência para 14 municípios da regional e a secretária municipal de saúde, Mônica Pontes, debaterá com os demais gestores de saúde da região a regulação dessas pacientes para que situações como essa não volte a se repetir.

É importante ressaltar que além das pacientes da regional de Chapadinha, temos prestado assistência a gestantes dos municípios de Duque Bacelar, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande, Nina Rodrigues e Belágua, o que causa sobrecarga ao serviço oferecido.

O nosso objetivo principal é oferecer assistência humanizada e de qualidade, com profissionais competentes e capacitados priorizando assim, todos os princípios preconizados pelo SUS.

Diante disso, nos colocamos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos que a população julgue necessários.

A Direção.


Publicidade



CHAPADINHA - Homem é Preso em Flagrante por Porte Ilegal de Arma de Fogo



No final da tarde desta quinta-feira (08), por volta das 17h30, a equipe de Força Tática quando realizavam patrulhamento no povoado Pai João, zona rural de Chapadinha-MA, e ao procederem revista pessoal em Paulo da Silva, encontraram com o mesmo um revólver de marca Taurus, calibre 38, nº 1438220 com 06 (seis) munições intactas, além de uma motocicleta Honda, modelo FAN 125, Chassi 9c2jc30708r7816, e a quantia de R$ 1.449,60 (mil quatrocentos e quarenta e nove reais e sessenta centavos).



Paulo da Silva, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, logo em seguida apresentado juntamente com a motocicleta e o dinheiro apreendido, no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha-MA, para conhecimento e as providências que o caso requer.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Oficializa Abertura dos Jogos Escolares 2017

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Da SECOM / PMC

O prefeito Magno Bacelar declarou oficialmente abertos os Jogos Escolares Chapadinhenses de 2017 em cerimônia marcada pela animação dos estudantes e espetaculares apresentações no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

A imagem pode conter: 15 pessoas, multidão

A imagem pode conter: 4 pessoas, campo de beisebol

O evento, organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e de Esporte, iniciou com a apresentação das 20 delegações das escolas participantes, que ouviram em posição de respeito a execução dos hinos nacional e municipal e receberam a pira que simboliza o espírito olímpico da competição.

A imagem pode conter: 5 pessoas

Queremos incentivar a rivalidade sadia, dentro das quadras, para que cada um dê o máximo de si”, disse o secretário municipal de Esporte, Gadieggo Loyola, no seu pronunciamento.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A secretária municipal de Educação, Wandrian Lima, demonstrou empolgação com a energia dos alunos. “Vocês estão fazendo uma festa linda. O prefeito Magno Bacelar está de parabéns por proporcionar as condições para que este evento ocorra”, comemorou a secretária passando a palavra à autoridade maior presente.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas dançando

Eu quero dar os meus parabéns à organização deste evento e à participação de vocês. Sempre apostei na juventude, sempre investi no esporte e esta parceria não tinha como dar errado. É com muita alegria que eu declaro abertos os jogos escolares de Chapadinha!”, disse o prefeito sob forte aplauso.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas dançando

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e multidão

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, campo de beisebol e sapatos

E a surpresa ficou para o final. As apresentações culturais das escolas foram o ponto alto da festa. Três equipes de “cheerleaders” (líderes de torcida) e uma dupla de dança deram show no centro da quadra levando alunos e autoridades a êxtase.

Confira o álbum com as imagens da festa - https://goo.gl/92ZoGv



Publicidade



Arquivo do blog