WebNet

WebNet

sábado, 17 de junho de 2017

Aos Sábados e Domingos - Conheça o "REI DO MOCOTÓ", em Chapadinha!!!


Conteúdo Publicitário

Aproveite o seu fim de semana saboreando um delicioso MOCOTÓ de pura qualidade!!!

MOCOTÓ de 1ª qualidade! Servimos aos Sábados e Domingos! FAÇA JÁ A SUA ENCOMENDA!!!

No REI DO MOCOTÓ - A Quentinha custa apenas R$ 15,00 (serve 02 pessoas!).

Estamos localizados frente a Praça do Povo (na esquina de acesso à rua da Associação Boa Vontade).

CONTATOS: (98) 98140-0704 / 98332-5184


ANAPURUS - Prefeita Convida Sociedade em Geral para Aula Inaugural da 'Brigada Mirim'




Publicidade



CHAPADINHA - Mãe Pede Ajuda para Encontrar Filho Desaparecido Desde Abril/2017


A sra. Cleudimar Silva usou a rede social Facebook para pedir ajuda para encontrar seu filho que atende pelo nome de Riccelli. Abaixo, reproduzimos a sua mensagem de pedido:

"Gente do coração de Deus, peço que me ajudem a encontrar ou localizar meu filho que saiu de casa no dia 27 de abril (do corrente ano) e até hoje não voltou. Saiu dizendo que ia a uma vaquejada no interior (localidade/zona rural), mas não disse onde.

Fone/Contato = Cleudimar - (98) 99165-9851

Ele foi visto no interior chamado povoado Vereda, na região de Mata Roma ou Anapurus. Eu não conheço, só foi a título de informação.

Peço por caridade, quem conhece essa pessoa que venha deixar na minha casa que eu pago e fico muito grata. Sou a mãe dele, e a família está muito preocupada.

O nome dele é Riccelli, mora em Chapadinha. Por favor, me ajudem, estou sofrendo, estou abatida, com a falta de notícias.

Fone/Contato = Cleudimar - (98) 99165-9851

Alguém conhece ele e o encontrar, venha deixar em casa, ele saiu de casa de bicicleta, uma Bike quase vermelha dos paralamas azul. Talvez ele não tenha mais a bicicleta e não pode vir.

Sou mãe dele, meu nome é Cleudimar. Ele tem uma família linda e estamos preocupados.

Agradeço muito as pessoas que se sensibilizarem em nos ajudar. Deus está no comando de cada um nos corações de todos!

Amém... Amém... Deus proteja a pessoa que trouxer ele de volta pra casa.

Obrigado a todos, que tenhamos um bom final de semana!"

Sra. Cleudimar Silva - A Mãe

Fone/Contato = Cleudimar - (98) 99165-9851




Publicidade



BR-222 - Motorista Morre e Tenente da PMMA Sai Ferido em Grave Acidente





Publicidade



Isaías Fortes Participa de Solenidade com a Presidente da Codevasf e Apresenta Demandas para Chapadinha

Isaías Fortes, Kênia Marcelino e Dep. Fábio Braga


Na última quarta-feira (14), durante a sessão de homenagem para conceder o título de cidadã maranhense a presidente da Codevasf Kênia Marcelino, na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Chapadinha Isaías Fortes de Menezes garantiu boas notícias ao município.

Acompanhado do deputado Fábio Braga, que segundo o próprio Isaías Fortes tem sido um grande parceiro e, assim como ele, tem lutado por benefícios para Chapadinha, Isaías conversou com a presidente Kênia e apresentou à ela algumas demandas. O ex-prefeito disse que durante as suas gestões construiu mais de 90 poços artesianos, mas que atualmente os mesmos apresentam problemas no que diz respeito a alta concentração de sal e por esse motivo seria de fundamental importância a aquisição de dessalinizadores.

Atualmente Chapadinha não faz parte da área de atuação da Codevasf no Maranhão, mas tramita um projeto no Congresso Nacional para que essa área seja expandida para mais municípios, visto a tamanha importância e trabalho que o órgão desenvolve no estado e com isso Chapadinha será incluída. A presidente Kênia garantiu que assim que o projeto for aprovado os dessalinizadores serão prioridades. O superintendente Jones Braga também já está ciente.

Reunião da equipe de governo do prefeito Magno Bacelar

Tido como uma das prioridades do governo Magno Bacelar, ao qual Isaías é aliado, a problemática da falta de água em Chapadinha tem sido ao longo dos meses melhorado. Recentemente Isaías esteve reunido com o prefeito Magno, o secretário municipal de Obras Beto Dantas e representantes da empresa que venceu a licitação para recuperar poços da cidade, onde foi alinhado a forma de trabalho a ser desenvolvido.

Também preocupado com a escassez de água em Chapadinha, o deputado Fábio Braga garantiu uma reunião com Flávio Dino para que o governador fique ciente, some forças e ajude a resolver esse problema que tanto aflige o povo chapadinhense. Com essa união o povo de Chapadinha só tem a ganhar!


Publicidade



CHAPADINHA - Arraiá "São João Apae" Acontece na Próxima Sexta (23)


Estão TODOS Convidados!!!


Governo Cancela Contratos Suspeitos de Talvane e Família




Como resultado da repercussão das denúncias envolvendo o médico Talvane Hortegal (foto) e familiares seus em suposto esquema de beneficiamento dentro do hospital Microrregional da Baixada Dr. Jackson Lado, o governador Flávio Dino de imediato interveio determinando cancelamento das contratações e abrindo edital de concorrência pública para a contratação de empresas e médicos de forma transparente e sem favorecimento.

Na tarde desta sexta-feira (16) a Secretaria de Estado de Saúde lançou edital para contratação de empresas medicas para o hospital de Pinheiro. O cancelamento dos contratos atinge em cheio o Instituto de Tecnologia e Gestão Humana Ltda. – INTEGH, empresa com sede em Chapadinha, de propriedade de uma pessoa por nome Milena, que recebia cerca de 700 mil reais por mês para remunerar profissionais, entre eles Talvane e os familiares citados.

O Instituto Acqua, que gerencia o Hospital Regional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES/MA) lançam o edital de chamamento público para contratação de empresas médicas para o hospital.

As empresas serão contratadas para prestação de serviços médicos nas seguintes especialidades: Anestesiologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Gastroenterologista, Intensivista, Mastologista, Nefrologista, Neurologista, Ortopedista, Pediatra, Radiologista e Ultrassonografista.

A diretora do Instituto Acqua e coordenadora do projeto no Maranhão, Paula Assis, explicou que os processos seletivos para contratação de equipes médicas estão sendo realizados da maneira mais transparente possível. “Os contratos estão no período de vencimento e, para permitir ampla participação, publicamos a chamada em nosso site e em jornais de grande circulação do Maranhão. Desta forma esperamos atrair várias empresas, buscando assim preços vantajosos e serviço de qualidade à população atendida por esta unidade de saúde”, informa.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, fala em ajuste e transparência na seleção de grupos médicos por meio de edital no Hospital Regional de Pinheiro. “Assim como nas nossas outras unidades, estamos ajustando a seleção dos quadros técnicos, que tem passado a ser feitas, desde o início desta gestão, com base em processos seletivos, que estabelecem o rigor técnico que as atividades exigem. Inclusive para ter, na ponta, uma saúde de mais qualidade ao cidadão maranhense”, comenta o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, em matéria divulgada no site da Secretaria de Saúde do Estado.

Os interessados devem acessar o site do Instituto Acqua (www.institutoacqua.org.br) a partir do dia 19 de junho para realização de credenciamento e posterior apresentação de proposta. O prazo encerra no dia 28 de junho.

Esquemas e Laranjas na Mira das Investigações

Apesar do cancelamento dos contratos, as investigações na esfera policial e ministério público prosseguem e novos fatos são esperados para a próxima semana.

Este blog (do Alexandre Pinheiro) trará, nas próximas postagens, mais informações sobre as empresas de Chapadinha citadas no suposto esquema de corrupção envolvendo verbas da saúde do Maranhão.


Publicidade



BRASIL - Países do Mercosul Assinam Pacto que Pode Reduzir Preço de Remédios em 80%

Resultado de imagem para remédios mais baratos
Compra conjunta irá garantir maior oferta de tratamentos à população dos países que integram o bloco econômico


Pacto entre ministros da Saúde do Mercosul irá reduzir em até 80% o preço de medicamentos de alto custo. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (16), durante a 40ª edição da Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na Argentina.

A compra conjunta irá garantir maior oferta de tratamentos à população dos países que integram o bloco econômico.

Alguns medicamentos estão na lista para uma próxima compra conjunta entre os países, como o Eculizumabe, que é um dos medicamentos mais caros e mais demandados, via judicial, no Sistema Único de Saúde (SUS), o Trastuzumabe, Rituximabe e toda a linha dos Mabes, indicadas para o tratamento de artrite reumatóide e câncer.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que além dessa ação, a pasta tem trabalhado fortemente na política de transferência de tecnologia de produção desses medicamentos para o Brasil. 

Ele também reforçou a importância de ações como essa para buscar novas rodadas de negociação com a indústria farmacêutica: "Há uma preocupação em sustentar o complexo industrial farmacêutico de cada país, mas em negociações conjuntas de produtos patenteados nós podemos conseguir redução muito significativa de preços, como temos conseguido no Brasil”.

Em 2015, o órgão brasileiro realizou, pela primeira vez, a compra do medicamento Darunavir - usado para o tratamento do HIV, junto com Venezuela, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru e Suriname. Na ocasião, os países conseguiram uma economia de 83% com a negociação realizada. Somente para o Brasil, que já registrava um dos menores preços do bloco, de U$ 2,98 por unidade, a aquisição representou uma redução de U$ 14,2 milhões.

Cooperação

Os ministros da Saúde assinaram, também, documentos para a realização de mecanismos que permitam realizar o intercâmbio para analisar capacidades de vigilância e compartilhar experiências sobre eventos de massa na região para potencializar a capacidade dos países. 

Além disso, ficou acordado entre os representantes do setor a importância de priorizar a saúde pública nas negociações de acordos de livre comércio, a adoção de critérios que protejam a saúde pública no exame das solicitações de patentes e de seguir fortalecendo o acesso aos medicamentos genéricos e bioterapêuticos similares, de qualidade, seguros e eficazes.




Publicidade



SISU - 'Lista de Espera' Aceita Inscrições Até Segunda (19)

Convocação está prevista para dia 26 de junho; inscrição é restrita à primeira opção de vaga do estudante


A lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aceita inscrições até segunda-feira (19). Podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não se matriculado. A convocação dos aprovados está prevista o dia 26.

Para participar, basta acessar a página eletrônica do Sisu. É necessário ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem de 2016. A lista de espera do Sisu é restrita à primeira opção de vaga do candidato. 

Finalizada a manifestação de interesse, será emitida uma mensagem de confirmação. A convocação dos selecionados para a matrícula caberá às próprias instituições de educação superior. Assim, é importante que os participantes acompanhem as convocações feita por elas.


Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste processo seletivo, foram ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 universidades federais, estaduais e institutos federais. Ao todo, 935.550 pessoas se inscreveram, o que representa 64.192 a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. O total de inscrições foi de 1.797.386 – cada candidato pode fazer até duas opções de curso.




Publicidade



Prof. Evaldo Carlos e sua Emocionante Mensagem de Apoio aos Pais do 'Anjinho Arthur'


Por Prof. Evaldo Carlos
* Além de músico, é professor de Língua Portuguesa, graduado em Letras pela UEMA e Mestrando (mesma área) pela UFMA.

"O que se pode dizer para uma mãe ou para um pai quando estes perdem um filho precocemente? Humanamente, sinto-me limitado para responder a esta pergunta, até por uma questão de pobreza linguística, pois os sentimentos dos pais diante diante de uma perda assim são gigantescos, incomensuráveis, de forma que as palavras não conseguem abarcar, isto é, não expressam na exata medida o que o pai e a mãe sentem.

Falo isso em relação ao casal Jayro Rêgo e Alayyss Monteles, pela perda de seu filhinho Arthur.

Numa situação assim, como bem comentou a minha amiga Katiane Alyne Ribeiro, buscamos nos colocar no lugar dos pais, independentemente de qualquer coisa: religião, proximidade ou não da família... Não há barreiras para a solidariedade cristã. Somos irmãos, somos seres humanos.

Logo, diante da "pobreza" de nossas palavras, vamos buscar a palavra de Deus, que nos diz:

São João (15, 12-14):"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando".

Aqui cabe bem aquilo que se costuma ver nas redes sociais via Web:#somostodosjayroealayyss".



Publicidade



Shampoo Bomba da Lú! - Conheça o Projeto 'Rapunzel' - Seus Cabelos Grandes e Fortes em Poucos Dias!!!


Conteúdo Publicitário

O mês de junho marca o Aniversário de 2 Anos de vendas do Shampoo Bomba Manipulado da Lú!

Antes/Depois - Cliente satisfeita com o resultado!

O shampoo bomba mais falado em Chapadinha - e região!, está comemorando 2 Anos de vendas e durante todo esse mês de junho está com uma Promocao imperdível: comprando o Shampoo Bomba Power (R$ 80,00) que é recorde de vendas! (crescimento notável em 04 dias e ainda estimula o nascimento de fios em áreas que foram perdidos, preenchendo as falhas capilares) a Hidratação Bomba (R$ 35,00) em vez de você pagar R$ 115,00 - durante esse mês de junho você leva o kit por apenas R$ 100,00!!!

Antes/Depois - Cliente satisfeita com o resultado!

O Shampoo da Lú já tem mudado a vida de muitas mulheres que sempre tiveram o sonho de ter cabelos GIGANTES e FORTES. Venha comemorar o aniversario do Shampoo da Lú - ficando 'Rapunzel' você também!!!

Antes/Depois - Cliente satisfeita com o resultado!

Shampoo Bomba da Lú - Manipulado / Projeto Rapunzel = Ligue já e adquira o seu! - (98) 99115-1198.

*Todo o conteúdo textual deste post, assim como as imagens, são de responsabilidade do anunciante.


Programa Saúde na Escola - Governo do MA Comemora 100% de Adesão dos Municípios

Imagem meramente ilustrativa


Mais de 1,3 milhão de estudantes serão beneficiados com o Programa Saúde na Escola (PSE) após a adesão dos 217 municípios maranhenses. Apenas o Maranhão e o Amapá, com 16 municípios, tiveram êxito na adesão da totalidade dos seus municípios. Em função disso, o prazo da adesão foi prorrogado até o dia 23 de junho.

O Programa dos Ministérios da Saúde e da Educação garante investimentos para execução de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde nas escolas públicas estaduais e municipais de todo país, por meio dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família.

A Coordenação Estadual do Programa Saúde na Escola, vinculada as Secretarias da Saúde e da Educação do Maranhão, articulou junto às secretarias municipais de educação e saúde as ações a serem executadas pelo período de dois anos nas 7.486 escolas públicas e 2.642 creches que participam da pactuação no estado. O planejamento prévio é condição necessária à adesão ao PSE.

As ações são planejadas levando em consideração a peculiaridade daquela unidade escolar, observando o contexto social e comportamental do grupo. Vai além de atualizarmos a carteira de vacinação. As ações de promoção e prevenção da saúde visam a garantia de um ambiente escolar saudável por meio das estratégias adotadas pelo PSE”, explica a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola da SES, Patrícia Veras.

Por meio do PSE, as equipes da Estratégia de Saúde da Família desenvolverão atividades de prevenção de DST/AIDS e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. Haverá também promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; incentivo a atividade física e lazer nas escolas; e ainda atividades de prevenção das violências. Também serão identificados educandos com possíveis sinais de agravos de doenças, como hanseníase e tuberculose. Os estudantes participarão de avaliação de saúde bucal e aplicação de flúor, dentre outras atividades.

Este ano, a adesão ao Programa Saúde na Escola ocorreu entre os dias 30 de abril e 14 de junho.


Publicidade



MA - Escola de Música Abre Inscrições Online para 225 Vagas no 2º Semestre de 2017



Estão abertas as inscrições online para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 225 vagas disponibilizadas para o segundo semestre de 2017 pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem), equipamento cultural do Estado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 26 de junho, no site da Emem, www.cultura.ma.gov.br/emem/.

A novidade deste ano é que ficou mais fácil se inscrever com o serviço eletrônico. Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição, preenchendo corretamente todas as informações solicitadas na ficha online. No final, o sistema enviará confirmação para o e-mail cadastrado. A lista dos inscritos, com as respectivas datas dos exames e horário de prova será divulgada no dia 30 de junho no site e no quadro de avisos da Emem.

Para o diretor da Escola de Música do Maranhão, Manoel Mota, a opção online é um avanço no atendimento da escola. “Vamos abreviar o tempo com esse sistema e facilitar o processo de inscrição, um ganho muito grande tanto para a Emem como para os interessados”, destacou.

As vagas são destinadas a crianças, jovens e adultos nos turnos matutino e vespertino. São 172 vagas para os cursos fundamental de instrumento, canto e musicalização e 53 vagas para os cursos técnico profissionalizante em instrumento musical e canto. É requisito para o curso de nível técnico que os candidatos estejam regularmente matriculados no ensino médio ou que já o tenham concluído.

O candidato deverá fazer a opção por um instrumento, canto ou musicalização. A escola oferece estudo de teoria, percepção, canto e instrumentos como Bandolim, Bateria, Clarinete, Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra elétrica, Piano, Percussão, Saxofone, Trombone, Trompete, Trompa, Violão Clássico e Violão Popular, Violino e Violoncelo.

Os testes estão previstos para ocorrer entre os dias 3 e 12 de julho e os resultados serão divulgados nos dias 10, 12 e 13. Os aprovados poderão realizar matrícula no período de 13 a 21 de julho (fundamental infantil e adulto), 14 a 24 (técnico). As aulas terão início no dia 1º de agosto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9940 e nos editais que estão disponíveis no site da Emem, www.cultura.ma.gov.br/emem ou ainda na secretaria da Escola de Música, na Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro Histórico.


Publicidade



16º BPM - Deflagrada 'OPERAÇÃO BACO', Juntamente com GCM, Entidades, SEMAS e Departamento Municipal de Tributos


Ascom - 16º BPM/Chapadinha

Na tarde desta sexta-feira (16) o comandante do 16° Batalhão da Polícia Militar (16º BPM) Tenente Coronel Glauber Miranda, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Inspetor Valter Ferreira, juntamente com integrantes da 5ª  Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª CIBM), fiscais de tributos, conselheiros tutelares, CMDCA e representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deflagraram em alguns bairros estratégicos a Operação BACO - que na mitologia grega representava o Deus do vinho. A operação tem como alvo bares próximos à escolas onde segundo denúncias adolescentes que estudam na rede pública municipal deixam de estar na sala de aula para frequentar esses estabelecimentos comerciais.



Em alguns casos informados ao Conselho tutelar há fortes indícios de que alguns desses estabelecimentos estejam sendo utilizados para o aliciamento de adolescentes na prática de prostituição.



Durante a operação os estabelecimentos comercias que não possuíam alvarás de funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Departamento Municipal de Arrecadação de Tributos (Alvará de funcionamento) foram interditados até que regularizem sua situação. Em um dos bares, foi encontrado um veículo com numeração raspada que foi encaminhado à Delegacia de polícia para averiguação.


Foram encontradas duas crianças no interior de um bar, uma de 10 e outra de 14 anos de idade, que segundo o responsável, eram parentes da dona do estabelecimento. O Conselho Tutelar foi acionado, o responsável pelo estabelecimento notificado a comparecer no Conselho Tutelar e as menores entregues na residência de seus familiares sobre escolta da equipes da Polícia Militar e Guarda Municipal.



Publicidade



sexta-feira, 16 de junho de 2017

MA - Doador de Sangue Regular Tem Direito a Meia-Entrada em Eventos Culturais, Esportivos e de Lazer



Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar inúmeras vidas. Como forma de comemorar e incentivar boas ações nesta data, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) informa que os maranhenses que são doadores regulares de sangue têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer.


O direito é válido para eventos realizados em locais mantidos pelas entidades e órgãos das administrações direta e indireta do Estado do Maranhão. De acordo com a Lei Estadual nº 9.496, válida desde novembro de 2011, são considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos hemocentros e bancos de sangue do Estado do Maranhão, identificados por documento oficial expedido por aquelas entidades. O documento comprova a regularidade das doações.

Duarte Júnior - presidente do Procon/MA e do Viva

De acordo com o Artigo 2º da referida Lei, a meia-entrada corresponde a 50% (cinquenta por cento) do valor cobrado pelo ingresso, sem restrição de data e horário. Para o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, a medida é uma forma de parabenizar o consumidor pelas boas ações. “Nada mais justo que aquele cidadão que pensou no próximo seja recompensado com um benefício em seu momento de lazer”.



Publicidade



Jovem Morre em Acidente na MA-020, Entre Vargem Grande e Nina Rodrigues




Um acidente no início da noite desta sexta-feira (16) tirou a vida de um jovem identificado como Isac Pereira de Araújo, de apenas 23 anos. O jovem trafegava de moto pela MA-020, na altura do bairro Alagadiço, quando colidiu em um ônibus do transporte escolar do município.

Ele foi socorrido por populares e levado ao Hospital Municipal Benito Mussoline - em Vargem Grande/MA, onde recebeu os primeiros socorros, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos graves e faleceu. O Blog expressa seus mais sinceros sentimentos de pesar pela morte e se solidariza com familiares e amigos.



Publicidade



CHAPADINHA - 5ª CIBM (Bombeiros) Salva Vida de Homem que Caiu Dentro de um Poço


Desde quando implantando em Chapadinha, a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª CIBM) vem desenvolvendo um trabalho fundamental para a sociedade.



Na última quarta-feira, dia 14 de junho, a Guarnição de Serviço da 5ª Companhia Independente realizou um resgate do Sr. Francisco, o mesmo caiu em um poço, mas graças a Deus, foi feito o socorro e transportado para o Hospital, com lesões no ombro e na boca.


Guarnição de Serviço:

Sgt Bm Marcelo
Sgt Bm C Ribeiro
Sgt Bm Albany
Sd Bm Prazeres
Sd Bm Izac.

O Comando fica situado às margens da MA 230, no Bairro Boa Vista.

Chapadinha, que antes era subordinada à Circunscrição de Itapecuru-Mirim, agora se tornou independente e atenderá todos os municípios circunvizinhos, no combate a incêndios, atendimentos hospitalares e salvamentos de modo em geral.

De acordo com o sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Coronel Izac Matos, a 5ª CIBM terá um efetivo de 30 homens, mas, de início serão 15. A frota conta com três viaturas, sendo uma de combate a incêndio (AUTO BOMBA TANQUE), uma ambulância e uma administrativa.

Contatos - Bombeiros / Chapadinha: 
- 98115-1126
- 99193-8501


Este é o Corpo de Bombeiros Militar. Sempre Atuante!
DEUS ESTÁ NO COMANDO... SEMPRE!!!

*Com contribuição dos Blogs do Alexandre Cunha e do William Fernandes.



Publicidade



MA - Primeiro Hospital Ortopédico do Estado Oferecerá Tratamento Continuado aos Pacientes de Trauma e Ortopedia




A inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) permitirá aos pacientes de todo estado acesso ao serviço especializado inédito no Maranhão. O atendimento aos pacientes de média e alta complexidade contemplará tanto cirurgias quanto atendimento ambulatorial, importante para os casos em que são recomendados mais de um procedimento cirúrgico.

Atualmente, tanto o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, quanto o Hospital de Câncer do Maranhão, antigo Hospital Geral, executam cirurgias de emergência e eletivas, respectivamente, mas ainda há espera por essa especialidade. “Com alguns meses de funcionamento o HTO vai acabar com essa espera. Nossa meta inicial é realizar 400 cirurgias por mês. Hoje, mesmo com profissionais qualificados e tecnologia disponível, o Hospital de Câncer realiza 80 procedimentos mensais. A prioridade da unidade é o cuidado com os pacientes oncológicos. O HTO terá destinação exclusiva e trará a celeridade necessária aos cuidados com os pacientes de trauma ortopedia”, assegurou o médico ortopedista e diretor do HTO, Newton Gripp.

Com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o Maranhão será o primeiro estado do Nordeste com uma unidade de alta complexidade destinada ao exclusivo atendimento traumaortopédico, ambulatorial e cirúrgico, no sistema público de saúde. O HTO ofertará aos pacientes atendimentos com tecnologia de ponta, capaz de realizar procedimentos como alongamento ósseo e o implante de próteses articulares, assim como o tratamento de crianças com doenças musculoesqueléticas.

A unidade disponibilizará 44 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo clínico será formado por mais de 45 médicos ortopedistas, alguns com diploma internacional, com especialização em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria. Também estão previstos pareceres de cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular e cirurgia geral, assim como serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.

O HTO disponibilizará, ainda, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional. O hospital também contará com programas de residência médica. O novo hospital funcionará na Rua Barão de Grajaú, no bairro Jardim Eldorado, na capital maranhense. A previsão é que a unidade seja entregue à população no segundo semestre.



Publicidade



Arquivo do blog