WebNet

WebNet

sábado, 23 de setembro de 2017

CHAPADINHA - Prefeitura Realiza 'II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial"

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

SECOM / PMC

A Prefeitura de Chapadinha realizou nesta quinta-feira (21) a "II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial" a fim de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer as políticas públicas e superar as desigualdades raciais. O evento, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial teve como tema - “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direito”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
Composição da Mesa

A conferência é uma preparatória para a realização das etapas regional, estadual e nacional e uma oportunidade para debater a luta por avanços no sentido de acabar com a discriminação e o preconceito.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Apresentação de Dança Cultural

Maria Aparecida - Sec. Mun. de Igualdade Racial

O combate à discriminação tem avanço em todo mundo, mas a violência racial ainda é uma realidade e está muito presente no dia a dia, ameaçando à democracia e os nossos direitos. Nesse sentido, as conferencias são de extrema importância para mudar nossa realidade e diminuir as diferenças”- destacou a secretária municipal da Igualdade Racial, Maria Aparecida.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé


A conferência reuniu vereadores, secretários municipais, as representantes do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Maranhão, Prof.ª Jacinta Maria dos Santos e Maria Socorro, entidades, representantes das comunidades de Terreiro, Movimentos Negros do Maranhão: Unegro (Andrea Cristina, Joaquim Salazar), Uniquita, Aconeruq (Maria Socorro Viana), e a população em geral.



Durante todo o dia foram propostos debates para avanços da população negra no mercado de trabalho, saúde, educação, moradia, cultura e lazer, roda de tambores rodas de conversas com eixos temáticos e eleição dos delegados que irão participar da etapa nacional em Brasília.



O evento encerrou com diversas manifestações culturais: Tambor de Crioula (dona Teresa), do Novo Castelo, Tambor de Crioula Uniquita.

Confira a relação dos delegados eleitos:

Poder Público:

1- Manoel Barbosa Fernandes (Poder Público: Sec. Mun. Cultura);
2- Vânia Roque Alves (Sec. Mun. Administração);
3- Edmilson Conrado Pinto (Sec. Mun. Igualdade Racial);
4- Natania Santos Alves Monteles (Sec. Mun. Administração);
5- Maria Aparecida de Oliveira (Sec. Mun. Igualdade Racial)

Sociedade Civil:

1- Carlos Alberto Vieira e Silva (Instituto IMED);
2- Sebastião Silva Pereira (Comunidade do Barro Vermelho);
3- Rosiane Brasil Costa (Comun. do Barro Vermelho);
4- José Orlando da Conceição da Silva (Barro Vermelho);
5- Manoel Almeida (Comunidade Vargem do Forno);
6- Flávia Almeida Rocha Rodrigues (C.E.U.S.A Palácio de OGIUM)



Publicidade



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Tutóia Sediará a "Copa dos Campões de Beach Soccer Maranhense 2017"


A cidade de Tutóia será sede da "Copa dos Campões de Beach Soccer Maranhense 2017". O campeonato ocorrerá entre os dias 03 e 07 de outubro.

A competição será realizada com a participação das seleções de Tutóia, Primeira Cruz, Araioses, Morros, Paulino Neves e Parnaíba.

Na ocasião da abertura do campeonato, também será realizada a solenidade de inauguração da Arena da Barra. Em breve será divulgada a programação oficial.

*Extraído do Blog do Neto Pimentel - Com informações da SECOM



Publicidade



6ª CIRETRAN, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal Definem Ações a Serem Realizadas Durante a "Semana Nacional de Trânsito"

A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM). Também, presente no encontro, Suzenne Costa (coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito/6ª Ciretran)

Suzenne Costa - Ascom / 6ª Ciretran

As ações tem como principal objetivo salvar vidas, por meio da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM)

Até o próximo dia 29, as atividades serão intensificadas e, na programação, serão realizadas várias palestras direcionadas a públicos variados.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM)

Com o fortalecimento da parceria com a Polícia Militar (BPM) e Guarda Civil Municipal (GCM) as ações atingirão a um maior número de pessoas da cidade de Chapadinha e região.

Imagem relacionada

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) acontece do dia 18 a 25 de setembro, mas devido à grande procura, a programação da 6ª CIRETRAN foi estendida até dia 29. O principal objetivo da SNT é alertar a população para o problema do trânsito, que hoje, no Brasil, mata muito mais que arma de fogo.

Pela Vida, Escolha um Trânsito Seguro!



Publicidade



CHAPADINHA - Menor que Efetuou Disparos é o Mesmo que Foi Apreendido Esta Semana por Porte Ilegal de Arma de Fogo e com Moto Roubada



O menor que efetuou disparos de arma de fogo contra algumas pessoas após estas terem zombado dele, em virtude de uma queda de moto que o mesmo sofreu, na tarde desta última quinta-feira (21) em frente ao Posto Alvorada 1, no bairro Terras Duras - em Chapadinha, é o mesmo que foi apreendido no último dia 18, no povoado Chapadão, onde em companhia de um outro menor e de mais um comparsa, estavam de posse de uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha), além de uma moto modelo BROS, que o trio havia roubado no ultimo domingo (17) na estrada do povoado Tinguis.



Um dos tiros efetuado pelo menor atingiu uma das bombas, causando vazamento de combustível, o outro disparo veio a atingir uma pessoa que passava pelo local.

Ou seja, em menos de uma semana este menor praticou vários atos infracionais onde o emprego da arma de fogo esteve sempre presente, mais uma vez este menor foi apreendido e entregue na Delegacia de Policia Civil (DPC), até quando vai ficar por lá é a nossa pergunta?



Publicidade



6ª CIRETRAN Realiza Abertura da "Semana Nacional de Trânsito" (SNT) em Araioses

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Suzenne Costa - Ascom / 6ª Ciretran

A equipe de Educação para o Trânsito da 6a CIRETRAN realizou na manhã desta quarta-feira ( 20 ), a abertura da Semana Nacional de Trânsito. A cidade escolhida, para receber a ação, foi Araioses, distante 232 km de Chapadinha.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Participaram da ação dando total apoio as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal da cidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

"Escolhemos a cidade de Araioses para a abertura da SNT por entendermos que precisamos levar nossas ações a um maior número de municípios de nossa circunscrição. Araioses tem um trânsito intenso e com altos índices de acidentes. Precisamos mudar essa triste realidade e acreditamos, que por meio de trabalhos educativos, podemos fazer a diferença. Agradecemos ao apoio que tivemos da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal. Sem o apoio de todos os envolvidos não teria sido possível tamanha mobilização", declarou a chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A blitz educativa aconteceu no centro da cidade e, por quase uma hora, cerca de 200 pessoas, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, foram abordadas para entrega de material educativo específico da SNT e, também, receberam orientações quanto ao uso obrigatório dos equipamentos de segurança e como devem proceder para evitar acidentes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, chapéu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

No ano em que o Código de Trânsito Brasileiro completa 20 anos, as ações em prol da vida no trânsito foram intensificadas em todo o país. A programação da 6ª CIRETRAN contempla palestras, blizten educativas, pangletagens e visitas a instituições públicas e serão realizadas até dia 29 de setembro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A Semana Nacional de Trânsito traz como tema "Minha Escolha Faz a Diferença". E a pergunta é: Qual será a sua escolha no trânsito? Viver e salvar vidas ou matar e morrer?



Publicidade



CHAPADINHA - Dupla é Presa por Porte Ilegal de Arma de Fogo e Direção Perigosa



Nesta quinta-feira (21) por volta das 16h, quando Policiais Militares da Equipe Águia (Policiamento de Motos) realizavam rondas ostensivas na Rua Norte da Aldeia - em Chapadinha/MA, avistaram dois indivíduos em atitudes suspeitas em uma motocicleta, de imediato o garupa da moto pulou da mesma e sacou de uma arma de fogo, e empreendeu fuga, os Policiais usaram de técnicas e táticas policiais e fizeram um acompanhamento tático do mesmo.

Moto apreendida com a dupla de indivíduos

Constantemente o indivíduo se abrigava atrás de veículos estacionados na rua, e sempre apontava a arma de fogo em direção aos Policiais Militares, algum tempo depois o fugitivo foi atingido por um disparo de arma de fogo na panturrilha, e em seguida feita a sua captura, o mesmo foi levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) para atendimentos médicos e em seguida conduzido a Delegacia de Polícia (DP).

Foi preso, Lucimário da Silva Matos, 21 anos de idade; e apreendido um menor de 16 anos de idade, uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha) municiada e uma moto de marca Honda, modelo POP 100, de cor vermelha, placa OJB 0221.


A dupla, juntamente com a arma de fogo apreendida, foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Chapadinha, para conhecimento e as providências cabíveis.



Publicidade



CHAPADINHA - Campanha de "Doação de Sangue" Acontece nos Dias 27 e 28, Na Câmara Municipal



Sr. FERREIRA - Família Convida para Visita de 7º Dia, Neste Sábado (23)


A Família de José Vitório Costa Ferreira  - o PM Sr. FERREIRA, ainda bastante consternada com a sua repentina partida, CONVIDA familiares, parentes e amigos para a Visita de 7º Dia, que acontece neste Sábado (dia 23.Set.), assim sendo:

* 05h - Visita no Cemitério Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome);
* 20h - Missa na Igreja Matriz (Centro).

A Família agradece antecipadamente a todos os familiares, parentes e amigos que comparecerem a esse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


CCAA/UFMA - Campus de Chapadinha Realizará "III Simprupasto", em Novembro


O Grupo de Estudos e Pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão, do Campus de Chapadinha, realizará o III Simpósio Maranhense de Produção de Ruminantes e Pasto (Simprupasto). O simpósio - que será realizado de 23 a 25 de Novembro de 2017, terá palestras e minicursos que orientarão o bom manejo dos pastos para criação de animais ruminantes.


O objetivo do evento é de realizar mais uma ação extensionista para estudar o manejo da pastagem que permite um desenvolvimento maior dos animais em criadouro, junto a ações do mesmo caráter em ensino e pesquisa com alunos e professores do Campus de Chapadinha.

Minicursos:

1. Abordagens técnicas e análises econômicas de sistemas integrados: teoria e prática.

2. Manejo de pastagens nativas: conhecer para preservar – apresentação de resultados.

3. Uso de subprodutos regionais na alimentação de ruminantes e seu potencial de produção de gases do efeito estufa.

4. Técnicas de manejo de pastagens para as regiões da Baixada e Leste Maranhense (Ênfase para os capins Marandu, Andropogon e Massai).

O projeto é um importante instrumento de desenvolvimento dos alunos do Campus de Chapadinha e uma possibilidade de torná-los conhecidos no mercado, assim como suas pesquisas.

Muito conhecimento foi construído e é muito bom ver o desenvolvimento dos alunos. É um trabalho de longo prazo, mas que dá resultado. O Maranhão tem muito potencial, tem terras, chuva, água e é precisa aproveitar isso. Estes alunos são agentes transformadores que irão desenvolver o Estado, acredito” - afirmou a coordenadora do Fopama, professora de Zootecnia, Rosane Cláudia Rodrigues.


Vale ressaltar que o Fopama também é constituído por alunos de graduação em Zootecnia e de Agronomia, da Universidade Estadual do Maranhão, estes por meio de estágio curricular.

Mais informações - Clique Aqui.



Publicidade



CHAPADINHA - CAPS II Realiza Atividade Alusiva ao “Setembro Amarelo”


Ascom / SEMUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - através do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps) realizou nesta quinta-feira (21), uma atividade especial em alusão ao 'Setembro Amarelo'.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e área interna

A palestra reuniu profissionais e pacientes atendidos pela unidade, onde o tema foi amplamente discutido.


O “Setembro Amarelo” é uma campanha que acontece desde 2014, em todo o país, e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.



Publicidade



VARGEM GRANDE/MA - Carro Fiat Toro com Placas de Fortaleza-CE é Apreendida pela Polícia Civil

Veículo Fiat Toro apreendido pela polícia civil em Vargem Grande/MA


Sabe aquele sonho que toda pessoa tem em comprar um carro novo? Ainda mais quando esse carro é um modelo de nova geração e de alta tecnologia? Pois bem, esse foi o sonho que o apresentador de TV, radialista e locutor de Vargem Grande/MA, Moisés Mesquita realizou recentemente. Acontece que esse sonho pode ter virado pesadelo. Vamos explicar.

Moisés Mesquita comprou um veículo Fiat Toro de placas PMA-2463 (Fortaleza-CE) e desde então trabalhava nele fazendo locução e divulgação de eventos para empresários locais, mas, na manhã desta quinta-feira (21), foi parado pelo delegado de polícia civil Dr. José Sousa, que solicitou que o mesmo se deslocasse até a Delegacia para averiguar a procedência do carro.

Para surpresa de Moisés, ao que tudo indica, o Fiat Toro de cor vinho deve ser clonado. Alguns elementos no documento mostram isso. Uma perícia mais detalhada será realizada nos próximos dias para confirmar, enquanto isso, o carro fica na Delegacia.

Moisés Mesquita

O Titular do Blog procurou o radialista para saber mais detalhes do acontecido, que prontamente nos informou que comprou o veículo em Fortaleza, capital do estado do Ceará, e por ele pagou R$ 52.000,00 em dinheiro e assumiu as 44 prestações restantes. Ainda segundo Moisés, o vendedor se intitula "Fabinho do Povo", que seria vereador naquela cidade e alega que o veículo não é clonado. "Ele informou que está vindo para Vargem Grande resolver isso. Já registrei um Boletim de Ocorrência (BO) e ele vai ter que devolver o dinheiro. Se ele não devolver, vou na delegacia de Fortaleza para ele devolver", afirma Moisés.

Com a tecnologia da atualidade, podemos saber tudo que acontece em qualquer lugar do Brasil e do Mundo. Baseado nisso o Blog procurou os eleitos em Fortaleza no ano de 2016 e não tinha nenhum "Fabinho do Povo" entre os vereadores (veja aqui). O único vereador com esse nome foi encontrado em Ipatinga, no estado de Minas Gerais, e contra ele pesa uma investigação por fraude em históricos escolares (veja aqui).

Ficaremos na torcida para que tudo se resolva.



Publicidade



Arquivo do blog